Realizado na Colômbia, evento contou com a participação de organizações apoiadas pelo Instituto Holcim em Barroso (MG), Pedro Leopoldo (MG) e Cantagalo
Entre os dias 27 e 28 de novembro, o Instituto Holcim esteve participando do Encuentro Internacional de Organizaciones que Construyen Oportunidades, realizado em Bogotá, na Colômbia. Iniciativa do Programa PorAmérica, o evento reuniu organizações e fundações empresariais do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru, com o objetivo de apresentar os principais resultados do programa e as melhores práticas que têm contribuído para a superação da pobreza nesses países.
Participaram também do encontro Rafael de la Cruz, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Colômbia; Margareth Florez, diretora da RedEAmérica; Rodrigo Quintero, diretor executivo da Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário, além de Tatiana Nogueira, consultora do Instituto Holcim; Cynthia Pimentel, Maurício Ferreira e Anne Crizostomo, gestores locais do Instituto Holcim e os responsáveis pelas associações mineiras da Agroindústria Familiar de Pedro Leopoldo (Aafapel), dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab) e a fluminense Associação de Produtoras Artesanais Macuco Arte (Apama), de Macuco.
– Ficamos muito felizes quando soubemos que três das organizações apoiadas por nós participariam do evento e do painel: Lições para todos. O que aprendemos? Qual papel de cada parceiro? Acreditamos que o fortalecimento deve ser o primeiro passo para apoiar e acompanhar as organizações de base – explicou Tatiana Nogueira, consultora interna do instituto.
Para Cynthia Pimentel, gestora do Instituto Holcim em Pedro Leopoldo (MG), “o encontro na Colômbia foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre as empresas e associações participantes dos projetos. Um ponto importante do encontro foram as atividades que incentivaram as associações a fazerem uma reflexão sobre a importância de conhecer as necessidades da sua organização e o entorno de atuação”.
O evento foi muito produtivo e possibilitou uma troca de experiências com outros países e diferentes culturas. “Percebi que a Associação da Agroindústria Familiar de Pedro Leopoldo (Aafapel) ainda tem muito potencial para crescer”, disse Abigail da Silva, secretária da associação. “A estrutura do evento estava muito bem organizada e foi muito gratificante participar. Trabalhamos com uma estrutura municipal e o evento nos mostrou que é possível expandirmos nossa atuação, se houver uma contribuição de todos os envolvidos”, finalizou Abigail.
Para Maurício Ferreira, gestor do Instituto Holcim em Barroso (MG), “ter um projeto entre os selecionados para participar deste importante evento ratifica todo o trabalho realizado pelo Instituto Holcim em Barroso. Por ser um evento internacional com a participação de vários países, reconheço que a organização do seminário acertou no formato, com palestras e apresentações enriquecedoras, o que nos proporcionou reflexões e aprendizagem. Também quero registrar a importância da participação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barroso (Ascab), que aproveitou os momentos de discussão e a troca de experiências”, conclui Ferreira.
– Participar do Encontro Internacional do PorAmérica foi muito importante, pude compartilhar experiências e aprendi muito com outras organizações temas muito interessantes como Inovação para Negócios Sociais e Valor Compartilhado – diz Anne Crizóstomo, gestora local do Instituto Holcim em Cantagalo.
Uma das questões importantes abordadas durante o evento foram as características dos programas localizados em comunidades em situação de pobreza, com objetivo de atingir o seu fortalecimento e aumentar a renda de forma sustentável. Outros tópicos foram inclusão econômica, desafios de mercado, inovação e qualidade e construção de capacidades coletivas.
Durante os dois dias, as organizações de base participaram de palestras e painéis e também apresentaram os produtos desenvolvidos em uma feira.