O destaque especial neste setor fica com o município de Nova Friburgo, única cidade do polo que possui fornecedores de todos os setores que compõem o processo produtivo de moda íntima, como fabricantes de tecidos, rendas, aplicações e aviamentos.
E, por trás de todos esses grandiosos números e know-how, que visam consolidar o município como o primeiro polo confeccionista do país em volume de produção e negócios, estão importantes intuições apoiadoras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai Moda e Design, Senai Cetiqt, Apex Brasil, Sedeis (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região) e Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), um dos principais parceiros e fomentadores do polo de moda íntima do interior, que desde o ano 2000, baseado em estudos específicos feitos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desenvolve projetos objetivando o progresso econômico do segmento, por meio do aprimoramento de competências fundamentais à gestão, ao planejamento, à produção e à comercialização em micro e pequenas empresas, com foco estratégico na competitividade.
Neste cenário, a Firjan é um dos provedores de recursos para a realização da maior Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest 2012), que acontece em Nova Friburgo, entre o próximo domingo, 5, e terça-feira, 7 de agosto, no Nova Friburgo Country Clube. Além desse aspecto, o papel da federação como parte do Conselho da Moda é apoiar o Sindvest na articulação, concepção, organização e realização da feira. “A nossa expectativa é o desenvolvimento, a consolidação e a sustentabilidade do polo”, revela a presidente regional da federação, Nelci Loyola Porto.
Um ponto positivo destacado por Nelci Loyola Porto é o retorno da Fevest ao seu formato original, de feira de negócios. “Esta forma é ideal para a economia da região, pois, neste evento, há a oportunidade de juntar indústrias, clientes e fornecedores, otimizando o tempo e o deslocamento em um único ambiente, gerando a sinergia necessária para que pedidos e contratos sejam fechados”, afirma.
Apesar da Fevest se apresentar como o maior cartão de visitas do polo, as atuações da Firjan não se resumem a este período. “Existe uma programação ininterrupta de ações durante todo o ano, em que são oferecidos cursos específicos para o setor, pesquisa e divulgação de tendências de moda, consultorias, qualificação para o mercado interno e para exportação, acompanhamento de benefícios fiscais e tributários inerentes ao nosso produto, etc.”, explica a presidente regional da Firjan, Nelci Layola.
– Todas estas ações têm como foco a expansão da indústria da moda íntima nesta região, com uma programação extensa e diversificada, que são patrocinadas por diferentes parceiros do polo, como a própria Firjan, o Sebrae, o Senai Moda e Design, o Senai Cetiqt, a Apex Brasil, a Sedeis, dentre outros, sob a coordenação do Conselho da Moda – revela Nelci Loyola, apostando no sucesso da feira.