A agência do banco Itaú-Unibanco de Valão do Barro, distrito do município de São Sebastião do Alto, não deverá ser fechada, garantem os representantes do banco, mas apenas serão feitas mudanças na instituição.
O prefeito do município de São Sebastião do Alto, Carlos Otávio, explicou nas redes sociais a situação da agência. “Sobre o fechamento da agência do Itaú em Valão do Barro a três meses atrás, eu venho cobrando do Itaú uma solução para que Valão do Barro não fique sem a agência. Encaminhei dois ofícios e tive uma reunião com os responsáveis pelo banco e me responderam por escrito que não iam fechar. Mas agora colocaram um cartaz dizendo que a agência vai mudar. Eu continuo lutando para manter nossa agência funcionando”, garante o prefeito.
No ofício, encaminhado pela direção do Itaú Unibanco, no dia 19 de junho deste ano, para a Prefeitura de São Sebastião do Alto, os representantes da empresa bancária explicam a situação da agência. Primeiramente, o banco informa os dois pedidos feitos pelo Governo Municipal. “Em 06 de maio de 2020, a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Alto oficiou esta Instituição solicitando restabelecer o funcionamento da Unidade Financeira de Valão do Barro, que disponibiliza somente o atendimento do caixa eletrônico. Ademais, em 02 de junho de 2020, recebemos novo ofício solicitando informações sobre a preocupante notícia de que a agência de Valão do Barro encerrará, em definitivo, suas funções nos próximos dias”.
A instituição alega que, por envolver questões de saúde pública, algumas mudanças foram necessárias. “Destaca-se que, desde o princípio da crise, esta instituição vem buscando adotar as melhores práticas em matéria de contenção e prevenção de riscos ao público em geral, seja colaborador ou cliente, em linha com o recomendado pelos órgãos públicos Municipais, Estaduais e pela União”.
Em consequência do coronavírus em todo o país, a instituição bancária implantou algumas medidas de prevenção. “Considerando que as agências bancárias fornecem serviço essencial à população, o Itaú Unibanco adotou algumas medidas nos estabelecimentos em operação, independentemente do Munícipio tais como: rodízio de funcionários – até 50% do contingente, atendimento de 10 em 10 pessoas, horário restrito de atendimento (9h às 10h: aposentados e idosos; 10h às 14h: demais públicos), cartazes com orientações de higienização, aumento nos incentivos à realização das transações disponíveis por meio digital, orientações de organização nas filas dentro da agência como demarcação de lugares e sentar intercalado, disponibilização de álcool em gel, disponibilização de máscaras para colaboradores, afastamento de colaboradores de grupo de risco, home office para todos cujo trabalho permite, reforço nos protocolos de limpeza das agências e marcação, sempre que possível, de lugar para fila nas calçadas”.
Quanto a agência do banco Itaú, na localidade de Valão do Barro, os representantes informam as medidas que foram tomadas, com a redução do número de funcionários.
“A agência nº 6076, encontra-se com atendimento exclusivo nos caixas eletrônicos, sendo certo que os atendimentos presenciais podem ser realizados na agência nº. 6073 no Munícipio de São Sebastião do Alto. Tal medida se fez necessária em razão do processo de contingência e rodízio de funcionários de até 50% (cinquenta por cento), implementado em razão da pandemia do COVID-19”.