Barbearia São José é ponto de encontro no Centro da cidade
O barbeiro Jorge Rodrigues Ferreira, mais conhecido como Jorge Olinto, por causa do nome de seu pai, que era Olinto Ferreira, começou a cortar cabelos quando tinha 15 anos de idade, em 1955. Durante este período, trabalhou em três barbearias em Cantagalo, para, em definitivo, se estabelecer como barbeiro, no dia 4 de julho de 1985, em frente à Praça João XXIII, no Centro de Cantagalo, onde funciona até hoje.
Jorge Ferreira trabalhou como funcionário público estadual durante 35 anos. No Posto de Saúde Djalma Dantas Gusmão, hoje municipalizado, foi auxiliar de serviços médicos e administrador. Atualmente, está aposentado do serviço público.
Mas Jorge Ferreira tem uma prestação de serviço social muito atuante na cidade. Na Sociedade Musical 15 de Novembro, foi presidente durante 10 anos. No Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, foi presidente da entidade durante dois anos, e, atualmente, é vice-presidente da entidade.
Outra atuação frequente de Jorge Rodrigues Ferreira é na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Cantagalo, como auxiliar de vários padres que já passaram pela cidade. Jorge Ferreira é procurado pelos católicos quando precisam de alguma informação ligada à igreja.
Ex-vereador de Cantagalo e proprietário rural, Jorge José de Almeida afirma que a folha de serviços prestados à comunidade cantagalense e a Cantagalo por Jorge Ferreira é muito grande. Almeida, que reside em Cordeiro, é cliente antigo da barbearia, e, todos os sábados, vem a Cantagalo fazer a barba e cortar os cabelos.
Mas a barbearia de Jorge Ferreira tem um significado muito grande na sociedade cantagalense: é considerada o “quarto poder” do município. É uma brincadeira, pois, no local, sempre se encontram políticos, médicos, jornalistas, autoridades, bancários, vereadores, secretários e segmentos da comunidade ara debaterem vários assuntos do município. Costuma-se brincar que, na barbearia de Jorge Ferreira, elogia-se, critica-se, sugere-se, nomeia-se, exonera-se e até “joga-se conversa fora”.
Quem passa próximo à barbearia de Jorge Ferreira pode ver diversas pessoas, uns cortando os cabelos ou fazendo a barba, outros apenas conversando, como é o caso de Dilmar Noronha, o Mazinho, como é mais conhecido, um dos frequentadores assíduos do local.
Jorge Ferreira já foi convidado para entrar na política, mas nunca aceitou disputar cargo público. É um entusiasta de Cantagalo, recolhe material, principalmente fotos, da rica histórica cantagalense, e goza de muito respeito e carinho de todos da sociedade local.