O encontro teve uma programação bem extensa que objetivou a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, em 2013. A JMJ é um dos maiores eventos do mundo, superando, em número, a copa do mundo e as olimpíadas. Estima-se que o evento contará com três milhões de jovens do mundo inteiro reunidos em torno do papa Bento XVI e que o Brasil sediará. Em virtude disso, a Pastoral da Juventude de Cantagalo realizou o ‘Papa, aí vou eu’ para incentivar a juventude católica a participarem, desde já, na preparação para esse grande momento de fé.
Às 8 horas, a juventude já estava no salão de festas do Colégio Estadual Lameira de Andrade tomando o café da manhã e concluindo o credenciamento para garantir a entrada na festa. Toda a condução do encontro ficou sob responsabilidade da Comunidade Católica Corban de Monnerat, que animou e abrilhantou o dia com uma pregação. Às 11 horas, foi realizada uma passeata pelas ruas de Cantagalo. Pelotão de bandeiras, réplica da cruz peregrina e altas vozes cantando “eu acredito na juventude, no brilho do seu amor e na força da sua missão” foram os destaques do ato público. Para abrilhantar ainda mais a festa católica, na parte da tarde quem fez uma pregação sobre a Jornada Mundial da Juventude foi Gustavo Huguenin, prata da casa e criador da logomarca oficial do evento.
Seguindo a programação, a Pastoral da Juventude de Cantagalo cumpriu com o que a liturgia da Igreja Católica orienta para o mês de maio: que todos os fiéis rezem pelas mulheres, principalmente as mães. Dessa forma, foi rezado um terço a pedido da juventude da igreja e pelas mães de todo o mundo.
Antes da missa, monsenhor Fábio da Cunha Felippe, vigário episcopal e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Cordeiro, expôs o Santíssimo Sacramento para os jovens. Para encerrar, às 17 horas, padre Marcelo Campos da Silva, vigário forâneo e pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo, presidiu a Santa Missa, cocelebrada por monsenhor Fábio Felippe. Padre Marcelo Campos, de Cantagalo, esteve durante todo o dia com os jovens no encontro, dedicando-se, exclusivamente, à juventude da igreja.
O encontro foi de suma importância para a preparação da JMJ, mas, principalmente, para os jovens, que experimentaram um dia de profundo encontro com a religiosidade. “Nós preparamos todo esse encontro para proclamarmos, em alta voz, que somos jovens católicos, vivemos, anunciamos e amamos a nossa Santa Igreja. Por isso, nosso objetivo foi cumprido perfeitamente. Louvamos a Jesus Cristo, que nos dá a oportunidade de configurarmos a igreja com a figura cativante da juventude. Jubilosos já estamos, pois podemos afirmar que, em 2013, estaremos, no Rio de Janeiro, com três milhões de jovens dizendo que é só em Cristo que encontramos a verdadeira alegria”, concluiu Matheus Muniz Guzzo, coordenador paroquial da Pastoral da Juventude.