José Carlos Rodrigues, um cantagalense

Jornalista foi diretor do Jornal do Commércio

José Carlos Rodrigues nasceu em Cantagalo, em  julho de 1844. Fundou, com José da Silva Costa, em São Paulo, a Revista Jurídica (1862-73). Em 1863, ainda como estudante, publicou a Constituição Política do Império do Brasil.

Foi diretor e principal redator do Jornal do Commércio. Em Nova York, Estados Unidos, publicou dois jornais em português: o Novo Mundo (1870-9), coadjuvado por Sousa Andrade, e a Revista Industrial (1878-9). Em Londres, Inglaterra, colaborou no Time e no Financial News (1882) e negociou o primeiro empréstimo provincial ao Brasil, em favor de São Paulo.

Regressando ao Brasil (1890), comprou o Jornal do Commércio, que dirigiu por 25 anos.

O Jornal do Commércio viveu um quarto de século (de 1890 a 1915) sob a direção de José Carlos Rodrigues, um mestre do jornalismo que efetuou notáveis transformações no jornal. Nele, Rui Barbosa publicou as famosas Cartas da Inglaterra sob o caso Dreyfus. Entre os colaboradores destacavam-se José Veríssimo, Visconde de Taunay, Alcindo Guanabara, Araripe Júnior, Afonso Celso e outros. Era então editorialista José Maria da Silva Paranhos (filho), Barão do Rio Branco. José Carlos Rodrigues foi sucedido pelo comendador Antônio Pereira Botelho.

Saindo do Brasil em 1867, José Carlos Rodrigues viveu longo tempo em Nova York. Durante a sua estada nos Estados Unidos, atuou no jornalismo. Como correspondente, teve a sua atenção continuamente dirigida às novidades do país que o abrigava e à tarefa de transmiti-las ao Brasil. Transformou-se, assim, em observador de acontecimentos e em primeiro agente influente de divulgação de desenvolvimentos e fatos dos Estados Unidos no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email