Gelsimar Gonzaga, Cármod Bastos e Salomão Lemos se saíram vitoriosos
O resultado das eleições municipais deste ano na região trouxe algumas surpresas interessantes envolvendo lideranças tradicionais na política. Em alguns municípios, quando se imaginava que os caciques políticos não perderiam a eleição, os iniciantes na política venceram o pleito.
Em São Sebastião do Alto, por exemplo, o médico, ex-prefeito e, atualmente, vice-prefeito, Antônio Segalote (PP), tentava o quarto mandato de prefeito, com apoio do atual prefeito, Geraldo Pietrani (PP), mas foi derrotado por um iniciante na política, o engenheiro da Petrobras Cármod Bastos (PT), que, pela primeira vez, disputou um pleito eleitoral. Ele se filiou ao Partido dos Trabalhadores recentemente, tendo como vice-prefeito o também jovem empresário Mauro Henrique Miranda, também do PT.
Em Cordeiro, o médico Salomão Lemos Gonçalves (PR) afirmou, durante a disputa, que não tinha nenhuma ligação com os grupos políticos tradicionais que administraram o município nos últimos anos. Sua vitória foi surpreendente, pois, além de ser natural de outra cidade do estado (São Francisco de Itabapoana), Salomão Lemos, mesmo sendo médico já há alguns anos na região, disputou pela primeira vez um cargo público, e saiu vencedor. O interessante em Cordeiro é que o atual prefeito, Sílvio Daflon (PDT), não declarou apoio a nenhum candidato.
Já no município de Itaocara, na região Noroeste do estado, o atual prefeito, Alcione Araújo (PMDB), foi derrotado na sua tentativa de se reeleger para mais um mandato à frente do Executivo.
Servidor público e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itaocara, Gelsimar Gonzaga (PSol), venceu, de forma surpreendente, as eleições de 7 de outubro, e com relativa facilidade.
Gelsimar Gonzaga também ganhou a mídia nacional ao se tornar, no primeiro turno, o primeiro prefeito eleito no País pelo PSol. O segundo foi eleito somente no segundo turno: Clécio Luís, em Macapá (AP).