Cada cidade escolhe sua represnetante para as feiras e eventos organizados pelos municípios da região
Cantagalo: A bela Mírian Pereira de Lima é eleita para representar a cidade
Moradora do bairro São José, o mais populoso da cidade, com cerca de seis mil moradores, a bela Mírian Pereira de Lima, de apenas 14 anos de idade, foi eleita, no último dia 14 de julho, Garota Cantagalo 2012, num concurso disputadíssimo e que contou com 18 participantes (das 19 inscritas, uma desistiu por problemas de saúde). Pelos próximos 12 meses, Mírian Lima, que obteve dos jurados um total de 328 pontos, representará Cantagalo nos concursos de beleza da região, a começar pelo Concurso Rainha da Exposição Agropecuária de Cordeiro, no Parque de Exposições Raul Veiga, que será realizado no período de 1º a 5 de agosto.
Medindo 1,7 metro de altura, nascida em 9 de novembro de 1997, do signo de Escorpião e cursando o 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Lameira de Andrade, a jovem pretende ser médica. “Não esperava esse resultado. Para mim, foi uma grande surpresa, tamanha a concorrência, com tão belas garotas nesse concurso”, disse, emocionada, a mais nova beldade da cidade.
Mírian Lima recebeu a faixa da então Garota Cantagalo Hellen Ferreira Cruz, de 21 anos, que havia sido eleita em 2010, já que, ano passado, não houve o concurso. E Mírian Leite quer seguir os passos de Hellen Ferreira Cruz, que, em 2010, faturou o Concurso Rainha da Exposição Agropecuária de Cordeiro, tornando-se a terceira cantagalense a assegurar o título. No mesmo ano, também ficou com o título na Exposição Agropecuária de Visconde de Imbé, segundo distrito de Trajano de Moraes, além da terceira colocação na Exposição Agropecuária de Macuco.
A vice-campeã foi Bruna Pereira Bon, de 15 anos, moradora de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, que obteve 316 pontos. A terceira posição ficou com Thayane Pereira dos Santos, de 18 anos, moradora do Centro da cidade, que somou 314 pontos. Já Thalia Rodrigues Cavalcante, de 15 anos, foi escolhida a Garota Simpatia.
Cordeiro: Analu Azeredo: de olho na exposição, que começa em 1º de agosto
Também na noite de sábado, 14 de julho, Cordeiro elegeu Analu Teixeira Azeredo como a Garota Cordeiro 2012. Ela obteve 347 pontos, deixando Thayrini Matos Coelho, em segundo, com 346 pontos, e Alexandra dos Santos, em terceiro, com 343 pontos. Durante o concurso, houve, também, apresentações de danças.
A nova Garota Cordeiro representará a cidade nos concursos de beleza da região. Analu Azeredo recebeu a faixa de campeã das mãos de Maya Baptista, a Garota Cordeiro 2011, e, também, atual rainha da Exposição Agropecuária de Cordeiro.
O concurso, que contou com um corpo de jurados de 11 membros, foi realizado pelas secretarias municipais de Turismo e de Cultura, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, no Centro da cidade, envolvendo a comunidade e o comércio local.
O prefeito da cidade, Sílvio Daflon (PDT), também esteve participando do evento e parabenizou as participantes, desejando sorte à eleita.
O corpo de jurados, que também teve bastante trabalho para escolher uma entre as mais belas garotas da cidade, foi composto pelo escritor Luís da Silva Cavalheiro; a modelo Renata Moreira; Cíntia Abreu, representante da Secretaria Municipal de Agricultura; o gestor contábil Rodrigo Araújo; as empresárias Thaís Garcia, Márcia Montechiari e Adriana Abrantes; e a renomada modelo da Agência Joy, Juliana Erthal.
Segundo os organizadores, o concurso, todos os anos, mexe com toda a sociedade, principalmente com as garotas que decidem concorrer e que, de reprente, saem do anonimato para uma posição de destaque de uma hora para outra, principalmente quando se saem bem nas disputas, caso da Garota Cordeiro do ano passado, Maya Baptista, eleita rainha da Expo-Cordeiro dentre candidatas de vários municípios da região. São concursos cobiçados e que, de uma forma ou de outra, dão status e até rendem trabalhos nas áreas de moda e beleza.
Macuco: Maxine Montechiari foi a escolhida
O concurso Garota Macuco 2012 reuniu centenas de pessoas, também no dia 14 de julho, no Centro da cidade. De acordo com o diretor de Turismo do município, Beto Lattanzi, nove garotas concorreram este ano. O evento vem sendo realizado há vários anos e tem como objetivo, a exemplo dos demais, escolher a garota que representará a cidade nas feiras agropecuárias e eventos de moda e beleza em toda a região por, pelo menos, um ano.
– As exposições agropecuárias são uma cultura muito difundida entre os municípios do interior. Desta forma, os desfiles para escolha das rainhas das feiras também se inserem na tradição desses eventos e da própria cultura da região – disse Beto Latanzi.
Macuco também participa desta tradição e envia sua representante para as feiras agropecuárias. Este ano, quem levou o título de Garota Macuco foi Maxine Montechiari, que obteve 186 pontos; em segundo, Thayná Mello, com 185 pontos; e, em terceiro, Bruna Lody, com 183 pontos. O corpo de jurados foi composto por algumas das ex-garotas Macuco.
Após o desfile, houve show com o cantor Victor Sally, numa bela apresentação de voz e violão. O evento foi organizado pelo Departamento de Turismo.