Antes que líderes de governo se encontrem no Rio de Janeiro para debater o futuro do planeta, mais de 300 jovens de 100 países se reunirão na cidade para planejar ações para o desenvolvimento sustentável das economias globais. Dessa segunda-feira, 4, até 13 de junho, acontece o 6º Congresso Mundial de Juventude em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. Cinquenta delegados brasileiros participam do encontro, cujo tema central é “Qual é o papel mais eficaz que a juventude pode desempenhar na sustentabilidade?”.
Os participantes são líderes juvenis em seus países e têm até 30 anos. Acampados no Sítio das Pedras, na Zona Oeste da cidade, os jovens contarão com infraestrutura montada por voluntários. Lá, serão incentivados a definir novas metas e um plano de ação da juventude. “O congresso reunirá jovens para discutir como podem liderar o processo de desenvolvimento ‘verde’ de que o mundo tanto precisa”, frisa Roberto Vámos, coordenador-geral do evento. Para ele, é uma chance de mostrarem suas demandas para líderes mundiais que virão para a Rio+20.
Marcelo Furtado, diretor do Greenpeace Brasil; Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu; David Woollcombe, presidente da Peace Child International; e Roberto Vámos, do Instituto Peace Child, abrem o congresso nesta terça-feira, dia 5, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na programação, há projetos de ação nomeados Solução Jovem realizados em parceria com o Instituto Raízes da Tradição na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, nos dias 9, 10 e 11.
Os ativistas contribuirão para o reflorestamento da Serra da Misericórdia, que fica no coração do Complexo do Alemão. Os jovens participantes encerrarão o evento com uma marcha simbólica diante do Riocentro em 12 de junho. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, vai participar do último dia do evento. Ele deverá cumprimentar os delegados jovens e receber a carta das soluções jovens para sustentabilidade.
Mesas redondas e palestras serão facilitadas pelos próprios participantes e representantes da sociedade civil. Todos serão incentivados a compartilhar experiências em atividades relacionadas à economia verde, que se baseia em princípios como respeito aos direitos humanos, conscientização ambiental e consolidação da paz. Projeção de filmes, shows musicais, dança e stand up comedy são atrações culturais promovidas pelos participantes e jovens das comunidades.
– Quem não tiver a chance de acompanhar o evento presencialmente pode participar através do Congresso Virtual da Juventude – www.wycrio2012.org – afirma Ditta Dolejsiova, coordenadora geral da Universidade da Juventude, uma das entidades organizadoras.
O evento é promovido e licenciado pela Peace Child International em cooperação com parceiros locais. No Brasil, por exemplo, são o Instituto Peace Child, Universidade da Juventude e Instituto Raízes da Tradição. O Congresso Mundial de Juventude é bienal e já foi realizado na Turquia, Canadá, Escócia, Marrocos e Havaí.