Juíza cancela afastamento de prefeito

A juíza Samara Freitas Cesário, de Cordeiro, suspendeu os efeitos da sessão legislativa onde votado o afastamento do prefeito Salomão Lemos (PR). Os vereadores cordeirenses votaram pelo afastamento no dia 2 de dezembro, tirando o prefeito do cargo por 90 dias para que pudesse apurar as denúncias que levaram à criação de uma Comissão Processante (CP). Entretanto, a magistrada alegou, segundo informações extra-oficiais, no documento, fundamentando que o artigo 152, parágrafo 1º, inciso 2, da Lei Orgânica de Cordeiro, que prevê a possibilidade de afastamento provisório, é inconstitucional e citou o exemplo de Carmod Bastos (PT), no município de São Sebastião do Alto.

Cidadania

O vereador José Augusto Filho, Zé da Uta (PSL), como é mais conhecido, entregou dois títulos de cidadania na Câmara Municipal: ao médico Alexandre  Marcílio Barras, que foi clínico no posto de Euclidelândia, e atualmente no PSF João Nicolau Guzzo, e ao pastor Alexandre Santiago da Silva, responsável pela Igreja Evangélica Ebenézer, em Cantagalo.

Cidadania

A Câmara de Cantagalo outorgou o título de cidadão cantagalense a Everton Ribeiro, pastor da Igreja Batista em Cantagalo. O homenageado foi conduzido ao plenário pelo vereador Ciro Fernandes Pinto (PR), propositor da condecoração, que é a maior honraria que a Câmara pode conceder. Foi um título de cidadão aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Reforma

O prédio da Câmara de Cantagalo, construção de 1880, será reformado em 2014. Os recursos utilizados sairão do montante de R$ 6 milhões conseguidos pelo prefeito Saulo Gouvea (PT) junto ao Estado, através do programa Somando Forças. A informação é da presidente do Legislativo, vereadora Renata Huguenin (PSC). O investimento deverá ser de R$ 500 mil.

Contenção de encostas em Nova Friburgo

A interrupção das obras nos bairros São Jorge, Floresta e Jardinlândia (Bar Tauru), em Nova Friburgo, em plena época de chuvas, pode colocar em risco centenas de vidas. 

Outro fator negativo a ser levado em conta devido à suspensão dos trabalhos é a demissão imediata de aproximadamente 150 trabalhadores, segundo informações do representante da empresa. “São obras imprescindíveis. Estranho que sejam paralisadas justamente no período próximo às chuvas de final de ano. Uma irresponsabilidade do Governo do Estado, que não consegue enxergar o drama da população da Região Serrana”, enfatiza o vereador Cláudio Damião (PT).

Uso de carros

Seguindo a tendência de outras casas legislativas e recomendações do Ministério Público, a Câmara de Bom Jardim aprovou o Decreto 009/13, que regulamenta o uso dos carros oficiais pelos vereadores. Agora, os parlamentares deverão requisitar um dos veículos com 24 horas de antecedência e deverão descrever a finalidade para qual usarão o automóvel oficial.

Trevo em Bom Jardim

Os vereadores Gabriel Penin Garcia (PSB) e Ademir Gomes Faria (PMDB), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Bom Jardim, neste mês, reclamaram publicamente das condições do trevo na RJ-116, junto à nova ponte sobre o Rio Grande. Segundo os parlamentares, o trecho está muito perigoso por conta da sinalização no local e das falhas com o semáforo.

Vereador reclama de pagamento atrasado

Esta semana, o vereador Sebastião Jorge da Silva Braz, o Professor Zó (PT), encaminhou uma reclamação ao JORNAL DA REGIÃO. Segundo o parlamentar, mesmo com os repasses em dia da Prefeitura, a Câmara Municipal tem atrasado o pagamento de vereadores e funcionários. “Em São Sebastião do Alto, a Prefeitura tem cumprido religiosamente com suas obrigações. Porém, é comum funcionários e vereadores recorrerem à Justiça para receberem o que lhes é de direito: salários, 13º salário e o um terço de férias. Hoje (10/12/2013), faz 20 dias que a Prefeitura fez o repasse do mês de novembro e ainda não recebi os meus subsídios, assim como outros vereadores e alguns funcionários”, afirmou.

TV Câmara de Cordeiro concorrida

 A população de Cordeiro tem acompanhado, com anseio, os últimos acontecimentos do Legislativo. Prova disso é o número de acessos ao site da Câmara. Um dos canais mais utilizados do site é a TV Câmara. Cada sessão transmitida ao vivo tem registrado mais de 10 mil acessos.

A Câmara de Cordeiro investiu em vários canais de comunicação em 2013: site, ouvidoria, TV Câmara, Portal da Transparência, audiências públicas, informativos na Rádio 94 FM e transmissão das sessões na Rádio Mágica FM 87,7. As sessões acontecem todas as segundas e quartas-feiras, às 18 horas.sa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email