O Plano de Relacionamento com a Comunidade (Community Engagement Plan – CEP), da LafargeHolcim, é um dos vencedores do 16º Reconocimiento a las Mejores Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial, do Centro Mexicano para la Filantropía (Cemefi), na edição América Latina.
A empresa é a única brasileira da lista de organizações latinoamericanas premiadas na categoria de Envolvimento com a Comunidade. O prêmio, que foi criado em 2000 em conjunto com a Alianza por la Responsabilidad Social Empresarial (AliaRSE) e Fórum Empresa, foi entregue em Guadalajara, no México, no dia 9 de outubro, durante o 10º Seminário Internacional de Melhores Práticas de Responsabilidade Social Empresarial.
É a segunda vez que uma prática da empresa recebe esse reconhecimento de Responsabilidade Social Empresarial do Cemefi. No ano passado, o Programa Crescer – juntos com a Comunidade – também foi premiado, na categoria Voluntariado Corporativo.
– É muito gratificante receber este prêmio ao lado de grandes organizações da América Latina. Isso significa não só o reconhecimento do trabalho, mas, também, que estamos atingindo os objetivos da empresa e reforçando o nosso compromisso social com as comunidades – diz Madalena Cabral, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da LafargeHolcim e do Instituto Holcim.
O Cemefi é uma instituição sem fins lucrativos que reúne mais de 500 mil membros, que tem como missão promover e coordenar a filantropia social de empresas e associações visando alcançar uma sociedade mais equitativa, unida e próspera.
Alinhado à visão da LafargeHolcim de responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável, o CEP é uma metodologia estratégica, criada em 2011, que contribui para a reputação e a manutenção da licença social para operar das unidades da empresa.
O CEP é elaborado considerando o contexto local e define ações que buscam minimizar os impactos das operações, manter um relacionamento contínuo e estruturado com as partes interessadas e orientar os investimentos sociais da LafargeHolcim.