O município de Cantagalo já tem uma logomarca para assinalar os 200 anos de emancipação político-administrativa, que serão completados em 9 de março deste ano. Criada pelo designer gráfico cantagalense Gustavo Huguenin, o mesmo criador da logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada ano passado, pela Igreja Católica, no Rio de Janeiro, a marca foi apresentada oficialmente ao público na noite do último sábado, 11 de janeiro, em solenidade realizada na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, onde foi montado um telão para a exibição e explicação dos detalhes.
O designer criou três opções. A decisão coube ao público, que pôde escolher uma delas, através de votação secreta, em novembro, numa tenda montada no Centro da cidade.
O prefeito Saulo Gouvea (PT), disse que Cantagalo está vivendo um momento mais do que especial. “E só tenho a agradecer ao povo do município por estar aqui neste momento histórico. Quero não só parabenizar a Gustavo Huguenin, um talento e um orgulho cantagalense de expressão mundial, através da logomarca da JMJ, mas, também, à população, que, em novembro, veio para a praça nos ajudar a escolher a logomarca que vai estampar nossa divulgação do evento e todas as produções institucionais da Prefeitura, incluindo os carros oficiais”, informou o prefeito cantagalense.
Na cerimônia, Gustavo Huguenin, com a logomarca no telão, detalhou cada conteúdo, explicando os significados e as mensagens ilustradas na imagem. Durante a explanação, também foram apresentadas várias opções de utilização da logomarca, inclusive pelo comércio, com apresentação de camisetas personalizadas, nas versões masculina e feminina, canecas, botons, entre outras.
A logomarca é representada pelo numeral 200, marcando o bicentenário; a cor amarela, simbolizando o ouro; as palmeiras, marca dos tempos do Ciclo do Café (Cantagalo chegou a ser o maior produtor nacional); a figura do galo, que, inclusive, está no nome da cidade; o nascer do sol, que é marcado pelo canto do galo; e as montanhas, representando o relevo acidentado do município, encravado na Região Serrana.