Usina da Ilha dos Pombos foi fundada em 24 de julho de 1924
A Light chega ao Brasil, no final do século XIX, momento de grandes avanços na industrialização e urbanização do país e, consequentemente, aumento da demanda de serviços públicos e boas perspectivas para investimento no campo da energia elétrica.
A construção de hidrelétricas no Brasil foi iniciada pelo grupo Light e a usina de Ilha dos Pombos, em Carmo, é um importante capítulo na história da implantação da energia elétrica no país.
A usina de Ilha dos Pombos, no Rio Paraíba do Sul, foi inaugurada em julho de 1924. A usina foi construída sob a execução do engenheiro Asa Billings, a partir da necessidade da Light de aumentar a capacidade instalada em seu sistema gerador. O projeto da usina Ilha dos Pombos foi considerado bastante avançado para a época, sendo pioneiro na América do Sul.
Para marcar os 90 anos da usina da Light, na Ilha dos Pombos, a diretoria da empresa, liderada pelo presidente Paulo Roberto Pinto, estiveram em Carmo e inauguraram uma placa em comemoração à data. Também participaram da solenidade o atual prefeito de Carmo, César Ladeira (PT), e o secretário estadual de Turismo, Carlos Magnavita.
A Light paga royalties de energia a Carmo e, por isso, é um dos maiores contribuintes para o município. Além disso, é também grande empregador na região, pois muitas pessoas do município de Carmo trabalham na empresa, que também tem promovido novos investimentos na quase centenário hidrelétrica da Ilha dos Pombos.
Ilha dos Pombos é uma referência aos antigos donos daquelas terras
O nome de Ilha dos Pombos não tem nada a ver com pombos. Não é dos pombos. Ao contrário do que se imagina, a Ilha dos Pombos, além de não ter pombos, não é mais uma ilha. Quanto aos pombos, trata-se de uma referência aos antigos donos daquelas terras, os irmãos Pombos.
Quanto à ilha, os engenheiros da Light realizaram obras de aterragem, que, depois de muito movimento de aço e cimento, integraram aquele pedaço de terra, deixando de ser uma ilha isolada.
Durante as comemorações dos 90 anos, o secretário estadual de Turismo, Carlos Magnavita, disse da possibilidade de transformar o antigo Hotel da Light em uma escola profissionalizante. “Estamos conversando com a presidência da Light para esta possibilidade, transformando o local em ponto turístico e profissionalizante”, informou.
Já o prefeito de Carmo, César Ladeira, sempre se refere aos “lightianos” com muito carinho, já que a empresa emprega muita gente no município. “Temos muito orgulho de ter esta renomada empresa no nosso município”, garantiu o prefeito.