Macuco adere ao Saerj para escolas municipais

Através do Saerj, vão ser avaliadas as turmas do 5º ano do ensino fundamental. Os primeiros colocados concorrem a notebooks. Segundo a secretária de Educação, as provas bimestrais preparam os alunos para a final, para que eles se familiarizem com o estilo de avaliação, que é preparado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). Além disso, elas servem para avaliar não só os alunos, mas, principalmente, o ensino oferecido pelo município.

– Estamos muito felizes de ter incluído Macuco nessa avaliação, pois o objetivo é proporcionar educação de qualidade. Partindo dos resultados do Saerj, o Estado identifica o que precisa ser melhorado e investe. Ou seja: se detectarmos falhas, receberemos investimentos importantes. O governador frisou muito isso, que não adianta o Estado investir na educação sozinho, pois ele recebe alunos nossos mais à frente, então precisa ter qualidade nos dois – explicou Kellen Lengruber.

Para o vice-prefeito Marcelo Mansur, a adesão ao sistema representa uma ferramenta a mais de parceria com o Estado, pois possibilita o recebimento de investimentos na área. “Com o Saerj, teremos um raio x do nosso ensino, dos nossos alunos, comparado ao restante do estado do Rio, importante para termos dados técnicos do que estamos oferecendo e onde podemos melhorar. Além disso, esperamos que a parceria não se resuma a uma avaliação, mas, sim, apoio com recursos para novos projetos na educação, já que nosso orçamento é apertado, devido aos critérios por exemplo do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), onde perdemos muito em repasses”, enfatizou.

Em Macuco, também está sendo implantado o Saem (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais), projeto elaborado antes da adesão ao Saerj. Através dele, as escolas vão ser avaliadas também, porém as turmas de 4° e 5° anos, com uma prova unificada, preparada e corrigida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Será uma maneira de avaliar os alunos e os profissionais. A primeira deve ser em julho e será semestral.

O encontro para assinatura de adesão ao Saerj reuniu prefeitos e secretários de todo o estado, além do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email