Macuco é incluido no projeto Rio Rural Emergencial

Por solicitação do prefeito Félix Lengruber (PMDB), Macuco será incluído no Plano Emergencial do Governo do Estado que vai combater os efeitos da seca. Preocupado com o produtor rural, Lengruber encaminhou ofício no último dia 10 de fevereiro ao governador, pelo fato dos municípios do interior passarem por um período de seca prolongada, o que é preocupante para a economia da região. Apesar de não existirem projeções exatas sobre o valor financeiro dos prejuízos, a tendência é que os setores agrícola e pecuário sofram quedas, com prejuízo para o PIB no estado.

– Escassez de água, redução do fluxo de água nas nascentes dos rios, queda significativa na produção agrícola, em alguns casos em sua totalidade, e, consequentemente, alterações nos preços dos produtos da cesta básica, além de desemprego e mortandade de animais são alguns dos danos causados pela seca – explicou o prefeito.

– Além da solicitação formal, estive em reunião com Vicente Guedes, subsecretário estadual do Interior, e solicitei que, além de meu município, outros também fossem incluídos no programa, como o município de Carmo. Agradeço ao vereador Cássio Daflon por ter atentado para essa questão. O governador do estado, Luiz Fernando Pezão, demonstrou receptividade em atender à solicitação de Macuco, e se colocou à disposição para ajudar a amenizar os efeitos da estiagem na região – finalizou.

O Programa Rio Emergencial Rural, que tem parceria da Emater-Rio, foi anunciado no dia 26 de janeiro e será composto de ações que vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores rurais atingidos pela estiagem, vai ter investimento de R$ 23 milhões do Governo do Estado do Rio de Janeiro e R$ 30 milhões do Banco Mundial, por meio do Programa Rio Rural, nas regiões norte e noroeste.

Já foram definidos os procedimentos e regras de apoio emergencial. Na Região Centro-Norte, inicialmente receberão o auxílio agricultores familiares de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, cidades serranas.

Dentre as ações incluídas no programa haverá a perfuração de poços artesianos para uso coletivo. Os recursos serão aplicados, também, em sistemas de nutrição para os rebanhos, que, na estiagem, sofrem com a falta de pasto. Serão priorizadas ações que permitam normalizar a disponibilidade de água para abastecimento humano, para uso animal e para as práticas agrícolas, nesta ordem.

Prefeito agradece ao Estado pela conclusão de obras na ponte da Bahia

O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes (PSDB), esteve na comunidade da Bahia para fiscalizar a obra da ponte de concreto que está na fase de acabamento final. A obra, que teve pedido direto dos políticos trajanenses ao Governo do Estado, é sonho dos moradores do segundo distrito devido ser o principal acesso para cerca de 40 produtores locais, além de ser o principal acesso para a comunidade Mãe Rainha.

Segundo o prefeito, a colaboração dos deputados Paulo Melo (PMDB) e Júlio Lopes (PP) foram importantes para a rápida solução e que, agora, os produtores utilizam a ponte nova para escoar seus produtos. Apesar de liberada, faltam ainda algumas ações, como do DER, na colocação de asfalto nas bases.

Mesmo sem estar totalmente pronta, os moradores e produtores rurais beneficiados estão muito satisfeitos. “Estamos felizes com a rápida conclusão desta obra e agradecemos ao prefeito Carlinhos por isso”, disse a moradora Graziela.

Para o produtor rural Natalino Gomes da Silva, “a obra é uma bênção e, depois de quatro anos, todos comemoram as ações do prefeito de Trajano de Moraes e do governador Pezão”, afirmou o ruralista.

Carlinhos Gomes ainda informou, durante sua visita à obra, que uma inauguração vai acontecer com a possível presença do governador Pezão (PMDB), que se prontificou em ir ao município abraçar e parabenizar os produtores daquela região.

– Temos muito que agradecer aos nossos parceiros, que são os governos estadual e federal, que nos auxiliaram, e muito, nesta importante obra para o município e região – disse.

BB e Caixa se unem ao Governo do Estado para apoiar produtores rurais atingidos pela estiagem

Superintendentes estaduais do Banco do Brasil e da Caixa estiveram reunidos, no último dia 10, com o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o deputado estadual Christino Áureo e diretorias das empresas vinculadas – Emater-Rio e Pesagro-Rio –, buscando a adequação do calendário de pagamentos de crédito rural para produtores atingidos pela estiagem.

O engajamento das instituições financeiras já havia sido solicitada pelo governador Luiz Fernando Pezão, desde o lançamento do Programa Rio Rural Emergencial, em 26 de janeiro, em Italva, visando adequar os contratos de crédito rural vencidos no segundo semestre de 2014 e os vincendo, em prazo a ser definido em novo calendário de pagamentos.

O secretário Alberto Mofati lembrou que a parceria entre o Governo do Estado e os agentes de crédito rural vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, com ações empreendidas dentro dos programas setoriais do Governo do Estado, do Governo Federal e das linhas de crédito dos próprios bancos.

Na ocasião, foi decidido que a Emater-Rio fará levantamento detalhado das microrregiões onde a falta de chuva trouxe perdas mais intensas na agropecuária. A partir daí, serão realizadas vistorias e emitidos laudos (individuais ou coletivos), que darão suporte aos bancos para definir a prorrogação dos empréstimos de custeio e investimento, com recursos do Tesouro Nacional, governo estadual e dos próprios agentes financeiros.

José Domingos Martins, superintendente da Caixa Econômica Federal, frisou que a instituição está disponível para buscar a solução para cada caso de produtor atingido. “Estamos todos do mesmo lado  para ajudar o produtor e o estado do Rio”, enfatizou o superintendente do BB, Reinaldo Yokoyama, ao destacar que a prorrogação de dívidas de crédito rural em situação de condições climáticas adversas está prevista no capítulo 2.6.9 do Manual de Crédito Rural do Banco Central.

Para o deputado estadual Christino Áureo, nesse momento, a preocupação não é só com a prorrogação das dívidas,  mas com o restabelecimento da capacidade de pagamento desses produtores para que possam tomar novos empréstimos e dar continuidade as suas atividades. Estiveram presentes também a gerente regional da Caixa, Luize Dias, e o gerente estadual de Governo e Agronegócio do BB, Márcio Marcelo de Paula, além técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura.

O próximo encontro está agendado para esta quarta-feira, 25 de fevereiro, quando já terão sido computados os montantes dos financiamentos envolvendo produtores rurais que tiveram suas atividades comprometidas com a estiagem em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email