Macuco é o município com menos eleitores no estado do Rio de Janeiro

O município de Macuco tem o menor número de eleitores no estado do Rio de Janeiro. São 6.560 eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) – e também aquele em que a população é inferior ao eleitorado.

O prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), esclareceu, em entrevista à Agência Brasil,  que isso ocorre devido a um problema de limite territorial com o município de Cantagalo, cuja área está em litígio há cerca de 40 anos e envolve  o polo cimenteiro e as jazidas de calcário.

A ação está no Supremo Tribunal Federal (STF), com dois votos a zero a favor de Macuco. Mas, em virtude do litígio, 50% do território de Macuco não foram recenseados. “Não contaram nem para uma cidade, nem para outra”, ressaltou Lengruber.

Por essa razão, Félix Lengruber disse que, em Macuco, o número de eleitores ultrapassa, em 110%, o da população, que ele estima em 12 mil habitantes. Mas, pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município só tem 5.269 moradores.

A população da cidade é, em sua maioria, urbana. Em torno de 600 eleitores vivem da zona rural, e há uma evasão que tem se acentuado a cada ano, conforme explicou o prefeito, adiantando que, na década de 1970, a população rural era de quatro mil pessoas.

Ao todo, Macuco tem 23 seções eleitorais, em seis locais de votação, concentradas na zona urbana. Só 85 novos eleitores se cadastraram para esta eleição. Todos tiraram o título eleitoral neste ano e estão exercendo o direito de voto pela primeira vez. São jovens eleitores, com menos de 18 anos de idade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email