Sábado passado, 15 de agosto, teve início o 13º Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol, tradicional competição fluminense que, nesta edição, tem a participação de, aproximadamente, 600 atletas, com idade entre 10 e 15 anos, subdivididos em três categorias distintas: Pré-Mirim, Mirim e Infantil.
Com a promessa de revelar novos craques para o cenário regional, além de oportunizar esporte e lazer aos moradores de toda região, o campeonato conta com seis equipes disputando o cobiçado troféu: Escolinha Léo Moura, de Macuco; Trajano de Moraes; Santa Maria Madalena; Cantagalo Esporte Clube; Cordeiro Futebol Clube; e Bom Jardim Esporte Clube, que entrarão em campo para disputar partidas emocionantes, 54 no total, que serão realizadas sempre aos sábados pela manhã.
Sábado passado, 15, foi realizado o Torneio Abertura, em Macuco, no Estádio Dr. Mário Freire Martins, na categoria Pré-Mirim, para garotos com até 11 anos, com participação de todas as equipes envolvidas. A Escolinha de Futebol do Léo Moura, de Macuco, foi a grande campeã, de forma invicta. Os resultados foram os seguintes: Cordeiro 1 x 1 Bom Jardim; Cantagalo 4 x 0 Trajano de Moraes; Macuco 4 x 0 Santa Maria Madalena; Bom Jardim 0 x 4 Macuco; e Cantagalo 0 x 1 Macuco.
A cerimônia de abertura contou com desfile das equipes e participação do prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Latini.
1ª RODADA – No próximo sábado, 22, a bola vai rolar em jogos válidos pela primeira fase da competição, com todas as equipes se enfrentando num único turno, cujos quatro primeiros colocados avançam à fase semifinal, que acontece nos dias 3 e 10 de outubro, no Estádio Dr. Mário Freire Martins, campo do Macuco Esporte Clube, que será também o palco da grande decisão, dia 12 de outubro.
Principal dirigente de Macuco e atual organizador da competição, exercendo tal função há 13 anos, o desportista Diogo Latini, presidente da Liga Desportiva de Macuco e secretário de Esporte e Lazer do município, diz estar orgulhoso em poder dar ênfase às emoções proporcionadas pelo futebol ao realizar uma competição desse nível, cuja expectativa é de sucesso total, já que irá atender praticamente toda Região Centro-Norte Fluminense.
Pelo alto índice de aprovação e por ter alcançado imenso sucesso nos anos anteriores, novamente a competição contará com apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), responsável pela organização das ligas e federações.
O campeonato já revelou grandes nomes para o futebol brasileiro, com diversos atletas já integrados às categorias de base de grandes clubes cariocas. A competição é assinada pela Liga Desportiva de Macuco, com apoio dos clubes e da Prefeitura de Macuco, através da Secretaria de Esporte.