IFDM: item ‘Emprego e Renda’ foi definido como de baixo desenvolvimento no período
Apesar dos avanços, Macuco caiu da 33ª para a 64ª posição no ranking de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) intitulados IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal). O índice afere o grau de desenvolvimento de todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros baseado em três índices: Educação, Saúde e Emprego e Renda. Os dados de 2010 foram lançados no final do ano passado.
De acordo com o levantamento do IFDM, Macuco avançou 0,0289 pontos na consolidação geral, 0,1021 na análise da Educação, 0,0097 em Saúde e queda de -0,0249 em Emprego e Renda.
Apesar dos avanços em quase todos os setores, o município caiu no ranking na avaliação dos três setores. Em Educação, Macuco caiu da 30ª para a 38ª posição. Na análise da área de Saúde, queda da 42ª para a 72ª colocação entre 2000 e 2010. Já na avaliação da geração de Emprego e Renda, queda do 46º posto para o 56º no período de dez anos.
Além disso, no índice geral e na Saúde, o IFDM permanceu em desenvolvimento moderado. Na Educação, Macuco subiu de moderado para alto desenvolvimento, nível mais alto. Na análise de Emprego e Renda, permaneceu em regular.