Trovadores de vários estados estiveram presentes à cerimônia. Prêmio estadual ficou com São Gonçalo; o nacional, com São Paulo
‘Ofensa’, em âmbito nacional, e ‘Perdão’, em âmbitos estadual e municipal, foram os temas deste ano dos IX Jogos Florais de Cantagalo, cuja solenidade de premiação foi realizada no último sábado, 19 de outubro, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade. Foi a primeira vez que o evento, a pedido dos trovadores locais, foi realizado em praça pública. Além de Cantagalo, participaram trovadores de várias partes do país. Os trovadores encantaram a noite de entrega dos prêmios aos vencedores com suas rimas, todas obedecendo aos temas propostos pelo regulamento.
Segundo a delegada da UBT em Cantagalo, Ruth Farah Nacif Lutterback, foram mais de 400 trovas inscritas. Ela explicou, também, que os Jogos Florais de Cantagalo foram iniciados na década de 1970, mais precisamente em 1974. “De lá para cá, houve um período em que nada foi feito e o concurso ficou parado. Nos últimos sete anos, assumi a UBT em Cantagalo e recebi o apoio que necessitava da Prefeitura para a realização do evento. E aqui estamos, na nona edição”, comemorou a trovadora.
Em nível estadual, dos 20 prêmios entregues – troféus e certificados –, sete ficaram com trovadores de Nova Friburgo. A melhor classificação da cidade foi a de Ailto Rodrigues, que ficou em segundo lugar. Trovadores de outras duas cidades da região receberam prêmios pela classificação na disputa estadual: José Moreira Monteiro, de Bom Jardim, com a 15ª colocação, e Marina Gaspar Santanna, de Cordeiro, com o 16º lugar. A trova vencedora no estado do Rio de Janeiro foi a de Gilvan Carneiro da Silva, de São Gonçalo.
Em âmbito nacional, a trova vencedora foi a de Darly Barros (São Paulo). Os segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram com Roberto Vilela (Pouso Alegre-MG) e Vanda Queiroz (Curitiba-PR). Dos 20 classificados na disputa nacional, dois estiveram em Cantagalo para receber a premiação – troféus e certificados: Élbea Priscila de Souza e Silva (Caçapava-SP), classificada em sexto lugar, e Maria de Fátima Soares de Oliveira (Juiz de Fora-MG), em 19º lugar.
A disputa municipal foi vencida pela trovadora Ruth Farah Nacif Lutterback. Os 11 demais classificados, todos premiados, foram: Dyrce Pinto Machado (2º), Rita Márcia Jardim Daflon Gama (3º), Adalto Marques Machado (4º), Ângela Araújo (5º), Jader Vieitas (6º), Heloysio Alonso Teixeira (7º), Ângela Cardoso Marques (8º), Rick Azevedo da Cunha (9º), Ludmar Lameirinhas Longo (10º), Henny Kropf (11º) e Luiz Carlos do Couto (12º).