Qualificação beneficia, principalmente, os alunos, que sentirão as melhorias na ponta
As secretarias de Educação e de Assistência Social, em parceria com o Sesi-Cozinha Brasil, aplicaram uma capacitação para todas de todas as merendeiras e pessoal de apoio de todas as escolas e algumas instituições de Trajano de Moraes.
Uma unidade móvel com uma cozinha completa esteve instalada na Praça Nilo Peçanha, no Centro, e uma nutricionista e um cozinheiro profissional orientaram e ensinaram hábitos alimentares saudáveis. O curso durou três dias, com carga horária de 10 horas e dividido em duas turmas, de manhã e à tarde.
Segundo os responsáveis pelo curso, todas receberam livros de receitas específicos para merendeiras e certificados do curso de aproveitamento integral de alimentos. “Capacitamos, em Trajano de Moraes, merendeiras para prepararem alimentos sob o princípio de alimentação saudável e evitar desperdícios de alimentos”, disse a nutricionista Aline Monteiro, durante o encerramento das atividades.
O prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), que também participou do evento, enalteceu os trabalhos das merendeiras nas escolas. Ele disse que estava feliz em ver tantas amigas juntas e ressaltou que quem ganharia com as capacitações eram os alunos do município. “Parabéns a todas as participantes. Também quero provar destas receitas brevemente”, brincou o prefeito durante seu discurso.
Já a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Rejane Gomes, disse que, em parceria com a Secretaria de Educação, pôde qualificar ainda mais as profissionais das redes estadual e municipal e que o objetivo dos ensinamentos também foi desenvolver mais a autoestima das profissionais e levar atrativos alimentares e muitas novidades para os alunos de todo o município. “Agradeço aos profissionais do Sesi (Serviço Social da Indústria), que, pacientemente, abrilhantaram a vida das merendeiras”, afirmou.
No fim, todas as profissionais receberam, das mãos do prefeito Carlinhos e de Rejane Gomes, um certificado de qualificação.