Quem esteve em Maria Mendonça, em Trajano de Moraes, para realizar uma simultânea contra os alunos do professor Nilton Riguetti foi o uruguaio Luís Rodi, mestre internacional de xadrez, que, atualmente, representa a Argentina. A simultânea faz parte da estratégia do Clube de Xadrez Trajano de Moraes (CXTM) de divulgar o município como importante centro de xadrez. O objetivo é levar Trajano aos mestres internacionais periodicamente visando melhorar o jogo dos trajanenses.
Para Nilton Riguetti, essas experiências são marketing positivo para o município. “Se queremos dar visibilidade ao nosso projeto, precisamos contar com amigos que venham ao município nos prestigiar. Já conseguimos a visita do grande mestre Darcy Lima, tricampeão brasileiro e, agora, nos orgulhamos com a presença de Rodi”, afirmou.
Em 2012 o Clube de Xadrez pretende construir sua sede e a diretoria acredita ser de fundamental o trabalho de divulgação. “Temos credibilidade por tudo que fizemos e, por isso, será mais fácil firmarmos parcerias para a construção de nossa sede já no ano que vem”, afirma Herbert de Oliveira, diretor do CXTM.
O professor Nilton Riguetti quer incluir um espaço para a prática de badminton no projeto da construção.