Metade da população do Rio de Janeiro está acima do peso

A proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. Foi o que concluiu estudo recente do Ministério da Saúde. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% em todo País. A taxa de sobrepeso na população da cidade do Rio de Janeiro é ainda maior que a média nacional, chegando a 49,6%. Na capital fluminense, 16,5% da população sofre de obesidade.

Atenta a esse comportamento da população e evolução da doença, a Secretaria Estadual de Saúde implantou, em dezembro de 2010, o Programa Estadual de Obesidade. Ele funciona no Hospital Estadual Carlos Chagas, sob a coordenação do médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica.

Até hoje, foram atendidas 600 pessoas dentro do projeto e 270 tiveram suas vidas completamente alteradas por conta da cirurgia bariátrica. A meta para 2012 era chegar a 300 cirurgias bariátricas realizadas, mas esse resultado deve ser superado antes do final do primeiro semestre. O Rio de Janeiro é o único estado do País a possuir uma unidade de saúde com tomógrafo computadorizado para obesos. O equipamento está instalado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Zona Oeste do Rio.

– Antes, pacientes com obesidade faziam a tomografia em aparelhos veterinários. Decidimos instalar o tomógrafo no Carlos Chagas porque possui o maior projeto de cirurgia bariátrica do Brasil, e, assim, dar dignidade a estes pacientes. Nossa meta é ampliar esse programa, levando a operação para pessoas do interior – anunciou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email