As micro e pequenas empresas de Cantagalo ganharam, da Prefeitura, o Comitê Gestor Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual, instituído pelo Decreto nº 2.697, de 29 de maio. O comitê é composto de 14 membros, que, para dar início aos trabalhos e objetivos do órgão, participaram, em junho, do Curso de Desenvolvimento dos Municípios, ministrado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O objetivo foi tornar os membros do comitê agentes de desenvolvimento e multiplicadores do que aprenderam no treinamento, que durou dois dias inteiros e foi realizado no auditório da Associação Comercial de Cantagalo (Aciacan). O curso é parte integrante do Projeto de Implementação da Lei Geral no Estado. É uma imersão nas práticas e estratégias voltadas a estimular os pequenos negócios. O conteúdo recebido pelos agentes de desenvolvimento tem como meta nivelar conhecimentos sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, regulamentando o que a Prefeitura vem fazendo há algum tempo.
Um dos grandes passos da criação do Comitê Gestor Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual é a análise dos níveis de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, identificando e implementando os dispositivos que ainda faltam e elaborando um plano de trabalho para a efetiva implementação.