O Ministério da Saúde, através do Departamento de Assistência Farmacêutica, esteve em Trajano de Moraes por dois dias conferindo o bom trabalho desenvolvido pelo setor de farmácia do município, onde, desde 2012, foi implantado um sistema informatizado que é denominado Hórus.
A proposta da visita foi realizar filmagens e entrevistas com profissionais do setor para que, nos futuros cursos que o Governo Federal disponibilize para os municípios, os trabalhos da equipe de Trajano de Moraes possa servir de exemplo para futuros profissionais e secretarias de Saúde do Brasil, que conhecerão o projeto de controle de entrada e saída de medicamentos.
A equipe de gravação, formada por quatro profissionais, e que esteve hospedada na cidade, foi muito bem recepcionada no dia 8 de abril pelo prefeito Carlinhos Gomes (PSDB); pelo secretário de Saúde, Rildo Gonçalves; e pela responsável do setor farmacêutico, Marcely Carvalho. No primeiro encontro, que foi no Hotel Trajano, foi combinado o horário e local de entrevistas e depoimentos dos envolvidos no processo de bom trabalho do setor.
As gravações foram no gabinete do prefeito, na Secretaria de Saúde e nas ruas de Trajano de Moraes, onde os munícipes também puderam dar depoimentos de como funciona o setor da farmácia na distribuição de medicamentos e vacinas.
O prefeito Carlinhos Gomes disse que está muito satisfeito com o resultado na utilização do sistema Hórus e que, depois de implantado, vê mais organização e empenho dos funcionários do setor. Participaram, ainda, com depoimentos, os servidores Marcely Carvalho, Lúcia Farcha, Gabriela Pereira e Maria da Conceição Souza, além de moradores da cidade.
Para a farmacêutica Marcely Carvalho, a equipe de profissionais do Ministério da Saúde ficou encantada com a organização e empenho do Governo Municipal no funcionamento perfeito do sistema Hórus e que, em breve, diversos municípios do Brasil, através das suas secretarias de Saúde, conhecerão os trabalhos desenvolvidos no município de Trajano de Moraes. “Agradeço ao prefeito Carlinhos, à secretária Rejane Gomes e a todos da Secretaria de Saúde, por entender que tudo funcionando bem. Quem ganha é a população”, enfatizou Marcely Carvalho.