Evento, que reunirá ciclistas de todo o estado, será neste domingo (10)
Domingo, 10 de março, será realizado, em São Pedro da Serra, a oitava edição da competição de mountain bike mais tradicional de Nova Friburgo, o Montanha Cup. A organização é de Orlando Mielle Júnior, em parceria com a Prefeitura. A largada está prevista para as 9 horas. Os ciclistas percorrerão 50 quilômetros das estradas do quinto e sétimo distritos.
– O Montanha Cup é uma competição que já está na oitava edição e é uma corrida de mountain bike no estilo maratona, ou seja, uma competição que privilegia a resistência do atleta. São 50 quilômetros de percurso na região de São Pedro da Serra e Macaé de Cima – revelou o organizador, Orlando Mielle.
Após a largada, os competidores seguirão para a localidade de Bocaina dos Blaudt, passando pela Sibéria. Depois, atravessarão o asfalto da RJ-142, no sentido Galdinópolis, subirão a serra de Rio Bonito, no sentido Macaé de Cima, e descerão para Toca da Onça, quando começa o percurso de volta pelo mesmo caminho. A chegada cronometrada será no Alto da Sibéria, por questões de segurança.
– Nós temos dois tipos de chegada, porque não dá para fazer uma em São Pedro da Serra. Os “caras” chegam disputando posição e, por questão de segurança, a gente faz a chegada lá em cima (Sibéria), já que não tem movimento. O trecho do Alto da Sibéria até São Pedro é neutralizado. O atleta já venceu lá em cima. Em São Pedro, fazemos uma chegada simbólica para as pessoas assistirem – explicou Orlando Mielle.
O Montanha Cup é divido em 17 categorias, contemplando jovens dos 15 aos 67 anos.
Apesar de a corrida não contar pontos para o ranking da federação este ano, Orlando Mielle conta com a tradição da prova, considerada pelos atletas uma das melhores competições do estado do Rio de Janeiro. Orlando Mielle complementa que a competição tem mais do que um cunho esportivo, já que participam atletas de várias partes do país.
O evento conta com personalidades do ciclismo, como o campeão brasileiro e pentacampeão do Montanha Cup, Robson Ferreira, além de Henrique Avancini. Mielle, porém, não pode garantir a presença desses nomes, eles decidem de última hora se participam ou não. Pelo motivo da competição não contar pontos para o ranking, os atletas podem privilegiar outras provas.