Morre Joel Naegele, articulista do JR

Faleceu, no Hospital de Itaperuna, Joel Naegele, onde estava internado depois de passar por uma cirurgia. Seu falecimento ocorreu por voltas das 6 horas da manhã do dia 28 de maio.

Joel Naegele era muito conhecido na região, pois já exerceu vários cargos em empresas e instituições. Atualmente, ele era vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), instituição da qual pertencia desde 1979. Ele tinha 86 anos e estava hospitalizado devido a um aneurisma da aorta abdominal. “Joel Naegele, apesar de ter nascido em Miracema, era um cantagalense apaixonado, nutria por Cantagalo um amor incontido”, garante seu irmão, o advogado Sebastião Naegele. Joel Naegele foi vereador em Cantagalo na década de 1950.

Era um grande entusiata da agricultura. Ele atuava no setor leiteiro e defendia o plantio sustentável de florestas para produção da madeira como forma de recuperar o agronegócio fluminense. “Bom irmão, pai de amor extremoso pelos seus filhos e um avô altamente moderno e muito atualizado. Conversava com todos eles nos modos e costumes de hoje em dia, era realmente um cara sensacional”, afirmou seu irmão, Tãozoinho.

O atual gerente do banco Itaú, em Cordeiro, Elvis Mutti, contou, nas redes sociais, como foi um dos diálogos que teve com Joel Naegele. “Elvis, qual foi o último livro que você leu. Disserte ele para mim”, frase do economista Joel Naegele para um jovem de 21 anos, em 1992, que trabalhava de apontador de obra. Daquele ano em diante, eu juntei dinheiro para conseguir fazer a faculdade de administração de empresas, na Candido Mendes, em Nova Friburgo. Toda vez que esse homem inigualável me encontrava, ele me motivava com palavras e desafios à minha inteligência. Seu Joel, eu acho que estou conseguindo mudar um pouco meu destino. E tenha certeza que continuo disseminando o conhecimento e nunca me acomodando. Não tivemos tempo para nos despedir, mas obrigado pelo seu legado em minha vida. Segue em paz. Façamos por merecer. Força Sempre!”, afirmou Elvis Mutti no Facebook.

Joel Naegele era torcedor fanático do Clube de Regatas  Flamengo, que era a sua maior paixão na vida, sendo até sócio do clube. Ele, por muitos anos, teve artigos publicados no JORNAL DA REGIÃO, dissertando sobre diversos assuntos.

– As pessoas sempre me paravam nas ruas de Cordeiro e Cantagalo para elogiar o meu irmão por sua inteligência, devido aos artigos por ele escritos e publicados no jornal. Morre o homem e fica a fama. Ele saiu desta vida para entrar para a história, nos deixa um grande legado por sua cultura, genialidade, sabedoria e inteligência. Lá se foi Joel Naegele descansar na casa do Pai, em sua morada eterna – encerrou seu irmão Sebastião Naegele.

Joel Naegele trabalhou em várias cooperativas agropecuárias do estado. Teve atuação nas extintas cooperativas de Cantagalo, Euclidelândia e na Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL).

Atualmente, colaborava na Cooperativa Agropecuária Regional de Macuco. O presidente da Cooperativa de Macuco, Sílvio Marini, elogia a competência do companheiro. “Joel Naegele foi um cooperativista sem igual… Um homem de rara inteligência”, afirmou.

Na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), Joel foi diretor e presidiu a entidade durante quatro anos. Recentemente, ele foi eleito presidente do Sindicato Rural de Cordeiro. Mas também já pertenceu à diretoria do Sindicato Rural de Cantagalo.

Ultimamente, participava do Conselho da Comunidade do projeto Despertar, da fábrica Lafarge, onde fazia palestras para estudantes da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email