O município de Nova Friburgo perdeu dois núcleos da Escolinha de Futebol do Leo Moura, através de emenda do deputado federal Luiz Lima, no valor de R$ R$ 346.430,26, cada núcleo.
De acordo com Welbert Pedro, chefe de gabinete do parlamentar, desde a gestão passada, do ex-prefeito Renato Bravo, a prefeitura não liberou a utilização dos espaços esportivos.
Na atual gestão, do prefeito Johnny Maycon, as tentativas continuaram por parte do gabinete, mas a expedição do documento de liberação do campo de grama sintética da Via Expressa, nem do ginásio esportivo de Conselheiro Paulino, onde seriam realizadas as aulas, foram entregues. Outro fator importante para o cancelamento da instalação dos polos são as bandeiras em relação à pandemia. Até o fim de fevereiro, o município não autorizava a prática de esportes coletivos na cidade.
Os polos foram transferidos para Cordeiro, na região serrana, e Mangaratiba, no litoral verde.
“Infelizmente Nova Friburgo perde muito com a ineficiência do poder público municipal. Os dois núcleos poderiam atender até 300 crianças, cada um, dos 5 aos 15 anos, com aulas de futebol e cidadania, além de todo material ofertado gratuitamente. Temos diversos núcleos funcionando desde o ano passado em vários municípios do estado, com capacidade reduzida por conta da pandemia e seguindo todos os critérios de proteção estabelecidos rigorosamente. É realmente muito triste que cerca de 600 crianças deixem de sonhar e percam essa oportunidade por ineficiência, má vontade ou questões de foro político. Os friburguenses precisam estar acima de qualquer divergência política. Quem perde são as nossas crianças e jovens que deixam de ocupar o tempo ocioso praticando esporte e vislumbrando oportunidades futuras”, concluiu Welbert Pedro.