Municípios fluminenses recebem máquinas do Governo Federal

O Governo Federal realizou, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a primeira entrega do ano, no estado do Rio de Janeiro, de máquinas referentes à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O evento foi realizado no município de Sapucaia.

Ao todo, foram doadas 20 motoniveladoras destinadas à construção, recuperação e manutenção das estradas vicinais de igual número de municípios que ligam as comunidades rurais aos mercados consumidores da produção agrícola familiar.

De acordo com informações do delegado do MDA no estado do Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes, com a entrega dos novos equipamentos, sobe para 85 o total de máquinas de grande porte doadas ao estado, sendo 55 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras. “Somente na compra desses 85 equipamentos, o MDA investiu mais de R$ 20,7 milhões. O trabalho a ser realizado por essas 20 motoniveladoras irá beneficiar quase oito mil famílias de agricultoras familiares e uma população rural de 101 mil pessoas”, destaca José Octávio.

Já o delegado-substituto Sérgio Videira Coelho ressalta que a maior concentração de agricultores familiares do estado está na Região Serrana, onde se localiza a maioria dos municípios que receberão as motoniveladoras. “Embora o estado não seja dos maiores em termos de produção da agricultura familiar, a capital depende totalmente desses produtos”, explica Coelho.

O economista do Departamento do PAC Equipamentos (PAC2) do MDA, Régis de Oliveira, informa que, para completar o total de equipamentos reservados pelo MDA ao Rio de Janeiro, restam 25 motoniveladoras e 55 caminhões-caçamba. “A previsão é de que as entregas das máquinas do PAC2 (segunda fase do programa) em todo o país ocorram até o final do primeiro semestre deste ano”, reforça o economista.

A solenidade de entrega das máquinas, na segunda etapa, contará com a presença dos prefeitos dos municípios beneficiados, agricultores familiares e representantes de órgãos públicos e movimentos sociais que atuam no desenvolvimento rural e no fortalecimento da agricultura familiar fluminense.

Os municípios que receberam as máquinas nesta primeira fase foram: Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Rio das Flores, Paty do Alferes, Duas Barras, Paraty, Silva Jardim, Sapucaia, Santo Antônio de Pádua, Casimiro de Abreu, Bom Jesus do Itabapoana, Aperibé, Macuco, Mangaratiba, Paracambi, Pinheiral, Miracema, e Itatiaia.

O prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), esteve, no dia 14 de janeiro, em Sapucaia, para receber a motoniveladora entregue pelo deputado federal Áureo (SDD-RJ). “Queria agradecer a presidente Dilma e ao deputado Áureo, que não mediram esforços para incluir Macuco entre os 20municípios contemplados nesta entrega”, disse Félix Lengruber.

Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo promove apoio ao produtor rural

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Nova Friburgo realizou, ano passado, diversas ações na área rural do município, a fim de dar continuidade às obras e programas idealizados, como forma de apoio, construção, modernização, revitalização e conservação do município, além da realização de eventos e apoio técnico ao homem do campo.

Atividades de apoio administrativo se traduziram no recadastramento geral de produtor rural, com objetivo de atualizar o pesarfil das propriedades produtivas. A equipe da secretaria, liderada pelo secretário José Carlos Siqueira, o Siqueirinha, como é mais conhecido, também prestou serviços de cadastramento de imóveis rurais, nota fiscal de produtor rural, incentivo e elaboração de talões, obtenção de benefícios previdenciários e impostos visando elevar a arrecadação municipal, a renda e a qualidade de vida das famílias rurais. Essas atividades resultaram em mais 65 produtores com talões de nota fiscal e 940 agricultores familiares atendidos com protocolo.

A Declaração Anual de Produtor Rural (Declan) também mereceu atenção da secretaria. O valor declarado em Nova Friburgo foi de, aproximadamente, R$ 67 milhões, com cerca de 810 declarações. Foram trabalhadas, ainda, questões sobre o Imposto Territorial Rural (ITR), com, aproximadamente, 670 impostos realizados, termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de captação de recursos junto aos órgãos públicos e entidades privadas para promover o avanço tecnológico da produção, a capacitação dos técnicos e agricultores e o aparelhamento da secretaria.

O secretário José Carlos Siqueira e sua equipe trabalharam e conseguiram a aquisição de uma máquina motoniveladora (patrol), um trator de esteira e um caminhão basculante para atender às demandas nos distritos. A Secretaria de Agricultura cedeu seu maquinário para as comunidades de São Lourenço, Cardinot e São Pedro da Serra e atendeu 80% das estradas vicinais sem pavimentação, utilizando equipamentos como caminhões e retroescavadeiras.

A Secretaria de Agricultura mantém convênios com a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e programa Rio Rural, todos visando o desenvolvimento rural sustentável.

Estradas vicinais de Nova Friburgo recebem atenção da Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo informou, segunda-feira passada, 20 de janeiro, que iniciou um programa especial de recuperação das estradas vicinais em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, através do Programa Somando Forças e aval do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O início foi na localidade de Alto do Schuenck e o trabalho vai beneficiar todas as demais estradas do distrito de Amparo, num total de, aproximadamente, 100 km.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Carlos Siqueira, a recuperação das estradas consta de nivelação e colocação de bica corrida, liberada pelo Governo Municipal, devendo durar 60 dias, dependendo das condições do tempo. A equipe que está trabalhando no Alto Schuenck consta de 15 funcionários do estado e do município, que utiliza oito caminhões e duas máquinas retroescavadeira e uma motoniveladora (patrol). Segundo Siqueira, o serviço deverá contemplar, em seguida, uma das principais vias do distrito, a estrada velha de Amparo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email