O prefeito de São Sebastião do Alto, Mauro Henrique (PT), foi convidado para representar as autoridades presentes, dos municípios contemplados, e assinar, simbolicamente, junto com a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na solenidade de entrega de equipamentos aos conselhos tutelares. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), sexta-feira, 16 de janeiro.
Os equipamentos são: um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Além de São Sebastião do Alto, outros 16 municípios foram contemplados. De acordo com o prefeito, esses equipamentos irão beneficiar em muito a instituição. “Sabemos a importância do Conselho Tutelar. Desta forma, poder prover benefícios em que possa ajudar a melhorar o trabalho dos conselheiros para um melhor atendimento à nossa população”, frisou.
Também presente, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Stela Dutra, concordou com a visão do prefeito.
Durante a cerimônia, a ministra Ideli Salvatti enfatizou a necessidade de conhecer a fundo os problemas que atingem crianças e adolescentes no país.
– É fundamental um diagnóstico para termos a noção exata de onde e como as coisas acontecem. Estamos dando condições adequadas de funcionamento para que o trabalho dos conselhos tutelares seja o mais eficiente e eficaz possível. Estar aqui é muito gratificante e emblemático, pois temos um exército do bem que realiza um trabalho maravilhoso. Temos que dar continuidade à ampliação das conquistas. A rede é grande, tem peso, tem força e influência na opinião pública e na forma como a sociedade brasileira precisa e deve enxergar os direitos das crianças e dos adolescentes – salientou.
Fizeram parte da mesa o integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Carlos Nicodemos; os deputados federais Alessandro Molon e Lilian Sá; a deputada estadual Tia Ju; o desembargador do Tribunal de Justiça, Siro Darlan; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Bira Marques; e o presidente da associação de conselheiros tutelares do estado do Rio, Juarez Filho.