Durante a solenidade, realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o ministro Miguel Rosseto destacou que os veículos foram adquiridos para auxiliar na reestruturação produtiva dos agricultores familiares e garantir a conservação contínua das estradas vicinais. Porém, declarou que os municípios são autônomos e poderão utilizar as máquinas conforme suas necessidades.
Acompanhado dos secretários de Agricultura, Lauro Nardoto Conde, e de Trânsito, Mirinho da Mata, além do chefe de Gabinete, Maurício Lima, o prefeito de Cordeiro comemorou a nova conquista e disse que a patrol veio em boa hora. Ele agradeceu ao ministro Rosseto, a quem convidou para a Expo 2014, e até arriscou pilotar a máquina.
– Para os municípios, as parcerias são como uma via de mão dupla. Enquanto atuarmos em comum acordo, sempre desfrutaremos de benefícios como este – relatou Leandro Monteiro, prefeito do município de Cordeiro.
Associados do Sindicato Rural de Cantagalo participam de treinamento em Friburgo
Evento, do Sebrae e Sistema Faerj, foi realizado na Ceasa de Conquista
Em 26 de abril deste ano, foi realizado o Fórum Fazenda Legal, na Ceasa (Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), em Conquista, Nova Friburgo.
O evento foi uma parceria do Sebrae, Sistema Faerj e sindicatos rurais. Diversos assuntos de interesse do produtor rural foram abordados, como o cadastro ambiental rural; uso racional da água; a experiência da comercialização para merenda escolar; e aposentadoria rural. Cantagalo foi representado por pescadores e produtores rurais; pelos vereadores Zé da Uta (PSL) e Manuela do Paraíba (PHS), além do presidente do Sindicato Rural de Cantagalo, Elson de Souza Pereira.
– As palestras foram muito produtivas e esclarecedoras, principalmente para o produtor rural – garantiu Elson de Souza Pereira, atual presidente do Sindicato de Cantagalo.
Prefeitura de Cordeiro valoriza o circuito da Mata do Posto
Parte da trilha será fechada a veículos
Com utilização da nova máquina motoniveladora, conquistada junto ao Governo Federal, a Prefeitura de Cordeiro vem realizando serviços de melhoria do circuito ao redor da Mata do Posto, Área de Preservação Ambiental (APA) localizada nas dependências do Parque de Exposições Raul Veiga, tornando o seu piso mais regular para evitar lesões nas pessoas de todas as idades que o procuram o local para a prática de atividades físicas, como corrida e caminhada.
A Mata do Posto também é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Cordeiro, sendo muito procurada pela comunidade, principalmente nos finais de semana, para passeios a pé ou de bicicleta. Com cerca de 2,6 mil metros de extensão, o circuito permite o contato dos usuários com uma reserva de Mata Atlântica em pleno Centro da cidade.
Além do nivelamento do solo com uso da patrol e do alargamento de alguns pontos da estrada, está sendo colocado material saibroso em toda a extensão, com compactação feita pelo equipamento conhecido como rolo pé de carneiro. Na segunda-feira, 26 de maio, os serviços foram temporariamente paralisados em razão da chuva, mas, segundo o secretário de Obras, Alexandre Monnerat, a intenção é terminá-lo o mais rápido possível.
O próximo passo para valorizar o local será interromper o tráfego de veículos num trecho de, aproximadamente, 1,1 mil metros do circuito, com início na altura do Ciep Oswaldo Cruz e final na entrada da cooperativa de laticínios, uma antiga reivindicação da comunidade do entorno.
O secretário Mirinho da Mata confirma a ação. “O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) nos pediu atenção especial para que os usuários da Mata do Posto possam se exercitar com tranquilidade e segurança, inclusive as pessoas da terceira idade, que deixaram de frequentá-la em razão dos perigos oferecidos pelo tráfego de veículos”, disse.