Museu de Taxidermia de Nova Friburgo recebe novos animais

No último dia 20 de março, o Museu de Taxidermia O Pequeno Mundo de Marco, fundado por Marco Antônio Bohrer de Carvalho, já falecido, recebeu diversos animais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), através do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres. Os animais encaminhados ao museu morreram de causas naturais ou por atropelamento e estavam congelados no Cetas-Ibama, em Seropédica. Foram encaminhados diversos animais, incluindo uma onça parda e três lobos guará.

A administração do museu explicou que a parceria foi trabalhada desde outubro do ano passado junto ao engenheiro agrônomo Márcio Urselino, e que foi concretizada com a entrega das carcaças em Nova Friburgo, no último dia 20. A administração do museu disse, também, que a entrega destes animais é o resultado da credibilidade que o Complexo da Casa Suíça e o museu adquiriram ao longo do tempo com seu trabalho de divulgação da fauna brasileira.

Para a diretoria, receber os animais é um reconhecimento do legado do Marco Antônio Bohrer, que produziu o acervo atual. No entanto, ele era o taxidermista que preparava as peças do museu. O próximo passo é conseguir um taxidermista profissional para preparar os animais para a exposição e trabalhar para obter novas parcerias, principalmente em Nova Friburgo, para ajudar na popularização do museu.

Outro aspecto importante é que os animais entregues convergem com o objetivo do museu de divulgar a fauna brasileira e, em especial, a da Região Serrana, isso porque a onça parda é um animal que está presente na região, inclusive é o animal símbolo do Parque Estadual dos Três Picos. Já o lobo guará, apesar de não ser da região, é emblemático por ser o maior canídeo da América do Sul. Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção.

O museu funciona aos sábados e domingos das 11h às 16h, na Casa Suíça (Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 18 – Conquista). Contatos: (22) 9992-4853 e museutaxidermia@yahoo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email