No dia 14 de novembro, a Secretaria de Cultura de Carmo promoveu um evento que ficará marcado na memória dos moradores. A festa foi preparada para comemorar o Dia Nacional da Cultura – em 5 de novembro – e a reabertura da Biblioteca Municipal Padre Aprígio. Houve apresentações de dança, música, capoeira e poesias. A visita de estudantes, que participaram de apresentações, serviu para alegrar o espaço ao lado da Prefeitura, onde estavam armadas camas elásticas e um enorme brinquedo de escorrega.
A biblioteca teve suas novas instalações inauguradas em outubro de 2006. A secretária de Cultura, Sônia Leão, juntamente com o prefeito César Ladeira (PT), decidiram reformular a pintura do local para promover e incentivar a leitura. Com a ajuda de dois voluntários, do artista plástico Luciano Huguenin e de Igor Samuel, a equipe da Secretaria de Cultura fez um trabalho de renovação na decoração da biblioteca.
A nova biblioteca recebeu não só uma nova decoração feita pelo artista plástico Luciano Huguenin, mas uma inspiração para a leitura. Quem conhece o trabalho deste artista, pode imaginar a beleza e a criatividade que se encontram no local. O artista se inspirou na Biblioteca Estadual Parque, no Rio de Janeiro. A biblioteca de Carmo está repleta de imagens de diversos escritores e personagens literários, assim como a homenagem a Steve Jobs e Bill Gates na sala de informática.
Além de equipamentos novos, a biblioteca também aumentou seu acervo literário, entre eles, diversos livros infantis e um cantinho especial reservado às crianças pequenas.
Outros homenageados foram os escritores carmenses que também possuem um cantinho especial na sala de literatura. O escritor Jairo Silva esteve presente, assim como Maria de Fátima Machado Cruz, professora e escritora da cidade que já publicou três livros literários.