Nova diretoria da Associação do São José busca resgatar credibilidade

Mesmo com grandes desafios, objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade

Solidariedade. Talvez esta seja a palavra-chave por que clama a Associação de Moradores do Bairro São José (AMBSJ), em Cantagalo, e que, atualmente, é presidida por uma comissão provisória presidida pelo servidor público José Hércules Ferreira, que tem como vice-presidente Marlon Adan Ferreira. A missão da nova diretoria é resgatar a credibilidade e os valores da entidade, que representa o bairro mais populoso de Cantagalo, com cerca de seis mil moradores.

Em entrevista concedida ao JORNAL DA REGIÃO, o presidente José Hércules Ferreira admitiu que os “desafios são grandes e se faz  necessária a mobilização da comunidade e a conscientização dos moradores e dos amigos do São José.”

Nesse contexto, também estão em jogo a continuação de projetos importantes que contam com parceria do Instituto Holcim, como ‘Arte e Fotos’ e ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, que traz retorno para a comunidade com metas arrojadas e visando beneficiar moradores com geração de renda e qualificação de mão de obra.

A adesão é notória não só por parte dos envolvidos, mas, também, por parte de empresários comprometidos com as iniciativas  que contam com a simpatia e credibilidade de autoridades.

Se de um lado a expectativa é extremamente positiva em torno do andamento destes projetos, que já beneficiam o bairro São José, por outro, existem pessoas preocupadas com o futuro destas parcerias, que tiveram início em 2005, através do Instituto Holcim, com o projeto Comunidade Cidadã. As empresas parceiras exigem prestação de contas ajustadas com os princípios, o que tem ameaçado e até mesmo comprometido os projetos.

ARTE E FOTOS

Um grupo de jovens moradores do bairro, já capacitado, inclusive com equipamentos profissionais, já é requisitado para a prestação de serviços como eventos festivos e cerimoniais em toda a região.

Já o programa ‘Nem Luxo, Nem  Lixo’ tem parceiros como a Utilix Serviços Ambientais, empresa que recolhe o lixo já reciclado e o óleo usado necessário para a fabricação de sabão e outros produtos de limpeza. O produto final, com a marca Limpex, já foi aceito no mercado consumidor, gerando renda para a comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email