O pedido foi formalizado em julho do ano passado e, no dia 28 de março, a Prefeitura de Nova Friburgo obteve a garantia de que receberá 17 médicos, dos quais 16 cubanos, através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. A adesão ao programa foi assinado pelo prefeito Rogério Cabral (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, que participaram de uma solenidade no Rio, promovida pelos ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba.
No Estado, Nova Friburgo foi o que, nesta etapa, obteve a maior quantidade de profissionais. O convênio determina que os médicos estrangeiros irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Os médicos chegarão a Nova Friburgo em 16 de abril e a previsão é que comecem a trabalhar dia 22. A Prefeitura irá arcar com as despesas de moradia e alimentação, enquanto o Governo Federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais. O convênio tem três anos de duração, podendo ser renovado por igual período. A minuta do convênio terá que ser aprovada, em regime de urgência, pela Câmara de Vereadores.
– Os médicos irão trabalhar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na conversa que tivemos com a representante do Ministério da Saúde de Cuba, Aralys Felícia Dorta, recebemos informações sobre a competência e dedicação dos profissionais. Acreditamos que o Mais Médicos irá significar uma grande modificação na assistência à população friburguense – disse o prefeito Rogério Cabral.
– Os médicos estrangeiros não vão tirar vaga dos profissionais de nossa rede municipal, mas estarão em Nova Friburgo para reforçar o atendimento à população – acrescentou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Azevedo.