Segundo o presidente do observatório, Ivan Prado Fernandes, a iniciativa de implantar a entidade foi dos servidores da delegacia da Receita Federal local, que tinham conhecimento do trabalho desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil, o que tornou possível a sensibilização de outras entidades como a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Rotary Club, o Lions Club, a Maçonaria, o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) e o Ministério Público.
De acordo com Fernandes, o objetivo do observatório é combater a corrupção em Nova Friburgo e garantir a boa aplicabilidade das verbas públicas, promover a educação fiscal entre a população e, consequentemente, colaborar com a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Zelamos pela boa aplicação do dinheiro público e a lisura dos nossos governantes. Sentimos que estamos representando o cidadão comum em sua ânsia de ‘dar um basta’ à corrupção que assola nosso país”, justifica.
Segundo Fernandes, primeiramente serão acompanhadas as compras efetuadas pelas secretarias de Saúde e de Educação, tendo em vista que a maior parte do orçamento municipal é dirigido a estas secretarias.
O Observatório Social de Nova Friburgo está localizado junto às sedes do Conseg e do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), na Rua Henrique Zamith, 12, no Centro da cidade. Para mais informações, o telefone é o (22) 2522-3582.