O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), e o reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, assinaram convênio do programa ‘Friburgo, Cidade Inteligente’.
Com recursos da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), a Uerj desenvolverá projeto de alta tecnologia de autoria do professor Gil de Carvalho, do campus friburguense, que permitirá ao município implantar câmeras de monitoramento e rede wi-fi em bairros e distritos, além de interligar toda a rede de comunicação da Prefeitura.
Durante a solenidade, o reitor da Uerj, agraciado com a Comenda Barão de Nova Friburgo, comunicou ao prefeito que o campus do município será contemplado com novos cursos superiores. Segundo o professor Ricardo Vieiralves, a ampliação será possível porque o Governo do Estado comprou recentemente parte das instalações da Fábrica de Filó, na Vila Amélia. A Uerj pagou cerca de R$ 13 milhões por quatro galpões da indústria.
A visita do professor Ricardo Vieiralves ao prefeito Rogério Cabral rendeu outras boas notícias na véspera do aniversário de 196 anos de Nova Friburgo. Segundo o reitor, a Uerj irá reconstruir o antigo Hotel Olifas, na Lagoinha, onde será instalado um centro de convenções aberto à comunidade.