A Prefeitura de Nova Friburgo publicou um novo decreto atualizando e consolidando as regras para funcionamento das atividades em todo território municipal. A medida visa conter o avanço do contágio de Covid-19 na cidade, que está com todos os leitos destinados ao tratamento da doença ocupados na rede pública, cujo atendimento é feito no Hospital Municipal Raul Sertã.
A cidade enfrenta um momento crítico de saúde em função da alta taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI destinados ao tratamento de Covid-19, tanto no Hospital Municipal Raul Sertã quanto nos demais hospitais particulares da cidade.
Nos últimos dias, a média diária de novos infectados está acima de 100 registros e existe a real preocupação com o colapso do sistema de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este é o momento mais grave desde o início da pandemia do novo coronavírus. Diante deste cenário, o Comitê Operativo de Emergência (COE) revisou as regras do bandeiramento para evitar mais contágios. As novas diretrizes estabelecidas no decreto foram baseadas em informações técnicas e enrijeceram a flexibilização para cada bandeira. Nova Friburgo permanece na bandeira vermelha até o dia 24 de janeiro, quando a métrica que define o bandeiramento semanal será reavaliada.
Representantes da Vigilância em Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e Ouvidoria se reuniram no dia 19 de janeiro para alinhar as ações da Força-Tarefa de Combate à Covid-19 em Nova Friburgo. O objetivo é atender ao novo decreto municipal, número 879, de 18 de janeiro de 2021, que estabelece regras mais rígidas, necessárias para conter o avanço da pandemia no município. As equipes de fiscalização já estão nas ruas conscientizando e orientando a população, empresas, entidades e comerciantes sobre a importância do cumprimento ao decreto e aplicando as sanções cabíveis, se necessário.
As denúncias sobre o descumprimento das regras estabelecidas podem ser feitas pelos telefones: 153 da Guarda Civil Municipal, 2523-1958 da Vigilância Sanitária e pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral (22) 99291-9128.
Restrições em Nova Friburgo