Evento será montado na praça de São Pedro da Serra com barracas de bambu padronizadas
Desde 2010, representando a região com produtos oriundos da agricultura familiar, do artesanato local e das iniciativas empreendedoras de caráter ambiental, a Feira da Terra será realizada nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O evento, que utiliza conceitos como agroecologia e economia criativa, aliados a expressões da cultura popular, tem um novo formato nessa edição. Produtos orgânicos, troca de sementes, artesanato, música, dança, oficinas, rodas de conversas, espaço das crianças, práticas alternativas à saúde, alegria e descontração fazem parte do cardápio do evento. A ideia é trazer informações, novidades e troca de conhecimentos, e, com isso, contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Realizada pelo Coletivo Feira da Terra e patrocinada pelo Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) e Energisa, contando com diversos parceiros, entre eles Instituto Pindorama, Lumiar Aventura, Lausanne Produtora Cultural e Prefeitura de Nova Friburgo, a Feira da Terra tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de produtores, artesãos e artistas da região para trazer geração de renda e alternativas de escoamento dessa produção, além, claro, de proporcionar momentos de descontração para toda a família, que busca uma vida na sua melhor expressão. Nessa edição – agora com três dias de atividades – as barracas serão produzidas pelo Instituto Pindorama com iluminação LED, com novidades na programação inteira.
Entre as principais atrações, estão Musik Fabrik, Jander Ribeiro & Rodrigo Garcia, a trupe Grandes Seres da Montanha, Família Clou e a Fundação Kokopelli. Grandes Seres da Montanha é uma das atrações culturais que vai garantir a programação divertida da feira. A trupe é de circo e resgata do folclore brasileiro umas das mais expressivas formas simbólicas: o circo-teatro. Um espetáculo para qualquer idade, contada com uma linguagem irreverente e atual.
A Fundação Kokopelli – organização francesa sem fins lucrativos – possui, como finalidade, a venda de sementes crioulas (sementes conservadas por famílias agricultoras) aos países desenvolvidos para estar em condições de doar sementes e conhecimentos de agroecologia aos países em desenvolvimento. Possui como programas principais a doação, a promoção de oficinas e a criação de banco de sementes. Durante a Feira da Terra, a Kokopelli estará promovendo uma troca de sementes crioulas com os participantes do evento em São Pedro da Serra.
A feira será montada na pracinha charmosa de São Pedro da Serra – Praça João Heringer – com barracas de bambu padronizadas para a venda dos produtos e tendas. Entre tantas novidades, está o Espaço da Cura, reservado às práticas alternativas para cuidar da saúde e serviços de prevenção. A Feira da Terra pretende resgatar e valorizar a sabedoria dos povos que vivem na região, com suas receitas caseiras e produtos artesanais, assim como incentivar as práticas de consumo mais sustentáveis, através da aquisição de alimentos agroecológicos. Reconhece os vínculos de confiança entre as partes, quando a venda é feita direta do produtor.
De acordo com as estações cíclicas da natureza, a Feira da Terra tem sua periodicidade baseada nas épocas de plantio e colheita, o que garante um evento por cada estação do ano.