Preservação e divulgação dos hábitos locais fazem parte dos objetivos do evento
Desde a primeira edição, a Feira da Terra representa a região com produtos oriundos da agricultura familiar, do artesanato local e das iniciativas empreendedoras socioambientais. A Feira da Terra acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em Lumiar, Nova Friburgo. O evento, em sua essência, traz conceitos como agroecologia e economia criativa, aliados ao fortalecimento da identidade cultural da região, através de suas expressões de cultura popular. Durante a feira, são expostos produtos locais, como artesanato, silvicultura, mel e derivados, essências naturais, pães, além de apresentações de música, dança, oficinas, rodas de conversa, espaço para crianças e práticas alternativas à saúde.
Realizada pelo Coletivo Feira da Terra e Instituto Serrano de Economia Criativa, é patrocinada pelo Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), Energisa, Stam, Instituto Francisco Faria e CCM Sports, contando com diversos parceiros, entre eles o Instituto Pindorama, Sesi Cozinha Brasil, Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e Programa Rio Rural.
O evento é produzido pela Lausanne Cultura, Turismo e Entretenimento e tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo. A Feira da Terra tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de produtores, artesãos e artistas da região, para levar geração de renda e alternativas de escoamento dessa produção, além de proporcionar momentos de descontração para toda a família. Entre as novidades desta edição, a iluminação é toda em led. Entre as principais atrações estão Sandro Shankara e sua Sitra, performances malabares de fogo e Grupo Barô, Júlia Vargas e Banda, atrações circenses da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo e oficinas culturais, que garantem a programação divertida da feira.
Haverá, também, apresentação do Grupo Tesouros da Terra, com danças folclóricas de alusão ao tempo de plantio e colheita, e do coral Timbres e Temperos, da compositora Lulhi, do grupo ‘Secos e Molhados’, apresentações da Casa Oficina Mãos de Luz. A programação é livre para todos os públicos entre 10h e 21h.
A feira terá um evento paralelo, o I Fórum Intermunicipal de Agricultura, Agroecologia, Alimentação Saudável e Sustentabilidade, que reunirá municípios da região e associações de produtores em torno de palestras do Sebrae e da Emater-Rio sobre agroecologia, alimentação saudável, perfil da produção regional, desequilíbrio na nutrição de plantas e os agrotóxicos e a oficina do Sesi Cozinha Brasil, que aborda o aproveitamento integral dos alimentos para promover alimentação saudável com sustentabilidade, evitando desperdício de alimentos. O fórum tem presença confirmada dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Macuco, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Duas Barras. A ideia é levar informações, novidades e troca de conhecimentos e, com isso, contribuir para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos e pequenos produtores do interior do estado.
A feira será montada na Praça Eugênio Brust, em Lumiar, com barracas para a venda dos produtos, tenda da cura, com terapias complementares. A feira pretende valorizar a sabedoria dos povos que vivem na região, com suas receitas caseiras e produtos artesanais, assim como as práticas de consumo mais sustentáveis.