A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, comemorou, no último dia 5 de julho, durante todo o dia, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, evento pelo Dia Nacional de Combate às Drogas, que tem como data oficial o dia 26 de junho. À solenidade de abertura oficial compareceram autoridades municipais e estaduais ligadas ao tema.
Com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para os perigos que envolvem o uso das drogas lícitas e ilícitas, a Secretaria de Políticas sobre Drogas, criada no município em janeiro, vem desenvolvendo, desde então, em parceria com as demais secretarias e entidades da sociedade civil voltadas para a questão, diversas ações relacionadas com o trabalho de prevenção.
Em seu discurso, a vice-prefeita e secretária Geral de Governo, Grace Arruda (PMDB), destacou a importância do evento e da proposta que vem sendo desenhada com a recém-implantada secretaria. “Há um exército muito grande de pessoas interessadas em ajudar a sociedade friburguense e cada um que precisa se libertar deste problema. Apesar do pouco tempo, já possuímos equipamentos em condições de ajudar as famílias. Não podemos deixar que a droga ocupe espaço. Vamos para os bairros oferecer cidadania, que é um dos pontos primordiais deste trabalho”, disse.
Responsável pela implementação da política antidrogas dos governos federal e estadual na cidade, a nova secretaria terá como meta coordenar os programas sociais referentes à conscientização da sociedade sobre as implicações negativas apresentadas pelas drogas, bem como implantar a rede de assistência integrada, pública e privada intersetorial para pessoas com transtornos decorrentes de substâncias psicoativas através de três eixos principais: prevenção, cuidado (tratamento) e reinserção social.
Para o secretário municipal de Políticas sobre Drogas, Antônio Fagundes, os participantes do projeto demonstram a compreensão de que o Governo Municipal teve de tornar a prevenção em dependência química um assunto de política pública. “Os equipamentos ainda não atendem totalmente à nossa demanda, mas entendemos a importância de se desenvolver este trabalho aqui em Nova Friburgo. Para isso, atuaremos em parceria, nos aproximaremos da população e caminharemos junto com ela para obter resultados positivos”, declarou Fagundes.
Diversas instituições participaram do Dia Nacional de Combate às Drogas em Nova Friburgo com estandes, algumas delas com atividades musicais e esportivas – Bola de Neve, Girassol, Esquadrão da Vida, Êxodo, Universidade Estácio de Sá, Giga Farma, Clínica Santa Lúcia, Cristolândia, Polícia Militar e Cruz Vermelha.
O próximo passo será dar andamento ao projeto ‘Nova Friburgo na Prevenção’ iniciado em 5 de julho, com ações mensais desenvolvidas nos bairros, paraa orientação.