Em duas inaugurações da Prefeitura de Cantagalo, o prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula, Guga de Paula foi enfático em seus discursos, se referindo ao JORNAL DA REGIÃO, tecendo elogios ao semanário.
Na inauguração das obras no Bairro Morada do Sol, no início deste ano, quando fez uso da palavra para saudar as autoridades presentes, entre elas, o então deputado federal Luíz Sérgio, e o povo presente, principalmente os moradores, Guga de Paula de posse de um exemplar do JORNAL DA REGIÃO, soltou esta máxima: “O melhor jornal da região é o JORNAL DA REGIÃO”, recebendo aplausos dos presentes.
Recentemente, no bairro São José, quando inaugurava o Ecoponto em parceria com a empresa Enel, novamente o prefeito fez questão de citar a imprensa presente, e dizer a frase marcante: “O JORNAL DA REGIÃO é o melhor jornal da região”.
Editado desde 1986, com sede em Cantagalo, mas circulando e cobrindo jornalisticamente 10 municípios da região, o JORNAL DA REGIÃO chega a sua edição de número 1.500 editadas durante 33 anos.
“PETRÓPOLIS TAMBÉM FAZ PARTE DESSA FESTA
Nós da TRIBUNA DE PETRÓPOLIS nos sentimos parte da festa que o JORNAL DA REGIÃO, com todas as razões, faz para comemorar o lançamento de sua edição número 1.500. Afinal, desse número histórico, nós contamos com a confiança de vocês na impressão de 1.278 edições, num relacionamento iniciado há 25 anos – em 1994.
Como estamos nessa estrada há 117 anos, ininterruptos, sabemos bem como é difícil e, ao mesmo tempo, prazeroso chegar à marca que vocês alcançaram. É um evento de que Cantagalo toda deve estar orgulhosa.
Aceitem, todos os que trabalham nessa admirável e insubstituível missão de fornecer a informação e, com ela, estimular o exercício da cidadania, o nosso fraterno abraço.
Na certeza que o JORNAL DA REGIÃO há de comemorar ainda muitos outros marcos históricos como esse de agora, nos, da tribuna, aplaudimos e nos congratulamos com vocês”.
Francisco Humberto de Orleans e Bragança é proprietário da Gráfica Tribuna de Petrópolis. Ele é da Família Imperial do Brasil, que governou o país durante anos, durante a monarquia.
“Os jornais do interior circulam mensal, quinzenal e, uns poucos, conseguem semanalmente estar nas mãos de seus leitores. Mas, a luta é diária e muita gente não sabe o quanto é trabalhoso ‘fazer’ um jornal.
Mas nós, do ‘O Centro Norte’, por algum tempo tivemos a honra de confeccionar várias edições deste importante periódico regional.
Agora, ao chegar à Edição n° 1.500, só nos cabe agradecer a oportunidade de ter feito parte dessa história e parabenizar ao confrade Célio Figueiredo e a todos que ontem e hoje participaram desta vitória”.
Jornalista J. G. Cardoso, editor de “O Centro Norte”
“Sabemos que naquele época quando eu tinha uma gráfica para impressão de Jornal em Conceição de Macabu, foi muito difícil.
Na época fiz uma aventura e comprei aproximadamente em 1985 uma máquina linotipo, uma impressora plana e matérias gráficos e instalei na rua Frei Valério em Conceição de Macabu, a gráfica num terreno cedido por um amigo chamado Carlos Edivar.
A linotipo (possuía uma caldeira onde o chumbo era derretido) e os textos eram alinhados para serem colocados na paginação e posterior impressão.
A mão de obra não tinha em Conceição de Macabu e fui buscar profissionais em Campos e São Gonçalo para tocar a gráfica.
As fotos era todas em preto e branco, e para colocá-la nos jornais, tinha que mandar fazer clichê em Niterói e Rio de Janeiro e esperar ficar pronto para sair no jornal que ia ser impresso. Era complicado, pois as vezes o clichê não ficava pronto no dia e a pessoa tinha que dormir em Niterói ou Rio para pegar o material no dia seguinte.
Na época além do Jornal da Cidade e Gazeta Macabuense de minha propriedade, era impressso jornais de fora como Jornal da Região de propriedade de Célio Figueiredo, Centro Norte (José Geraldo Cardoso) e o Vanguarda (Jair Andrade Dias)”.
Paulo Sérgio de Jesus e jornalista e proprietário do jornal “Gazeta Trajanense”