Obras da ponte na comunidade da Bahia estão bem adiantadas

As obras de reconstrução da ponte da Bahia, em Trajano de Moraes, seguem em ritmo acelerado. Semana passada,  os funcionários começaram a construir as bases estruturais de implantação de sapatas às margens do Rio.

Depois dos serviços de preparo, como topografia, medições, contratação de funcionários e início das obras, agora a expectativa é na confecção de enormes vigas para a chegada de um guindaste, que fará a colocação das estruturas de concreto para a formação da ponte, que fica na RJ-172. A obra será de muita importância para os mais de 40 produtores da região, conhecida, também, por abrigar a comunidade católica Mãe Rainha.

As autoridades de Trajano de Moraes estão animadas e não veem a hora dos moradores do segundo distrito terem seu acesso de novo ligado à estrada principal, que liga a localidade aos municípios de  Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e à sede do município de Trajano de Moraes. Outro destaque é para o escoamento da produção local, o que, hoje, é feito com muita dificuldade, por haver, no local, uma perigosa pinguela, que serve de ligação de um trecho a outro.

No local, os funcionários explicam que a obra  recebe as atuais normas de segurança e que recebe as análises de engenheiros especializados nas atuais tecnologias e que, em breve, todos terão um acesso de primeira qualidade, por estar o Município e o Estado empenhados em reconstruir e proporcionar segurança aos moradores da zona rural, principalmente os que tiveram prejuízos decorrentes das chuvas fortes ocasionadas nos anos anteriores.

As bases para receber os pilares em concreto já foram confeccionados e, agora, a maioria do trabalhadores está empenhada na construção de vigas.

Vacinação antirrábica em Cantagalo

A Vigilância Sanitária (Visa), órgão da Secretaria de Saúde de Cantagalo, está iniciando, nesta quarta e quinta-feiras, dias 22 e 23 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, quando os profissionais da secretaria imunizarão cães e gatos, começando pela na zona rural e pelos distritos.

Segundo o veterinário Igor Teixeira, coordenador da Visa em Cantagalo, nesta quarta-feiras (22) e quinta-feira (23), as equipes estão iniciando o atendimento para imunização dos animais na área de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito. Na sede do distrito, as vacinas serão aplicadas no Ginásio Poliesportivo Jório Moreira Noronha, a partir das 8 horas.

Em seguida, dias 29 e 30 de outubro, será atendido Boa Sorte, quinto distrito. No Centro do distrito, o atendimento será no Ginásio Poliesportivo Pérlio de Oliveira, a partir das 8 horas. Depois, será a vez de Euclidelândia, terceiro distrito, dias 5 e 6 de novembro, a partir das 8 horas, na Praça Antônio Felipe Gaspari. E, dias 12 e 13 de novembro, o atendimento será em Santa Rita da Floresta, segundo distrito. No Centro da localidade, as vacinas serão aplicadas no Ginásio Poliesportivo Vereador Romeu Zanon, também a partir das 8 horas.

O ‘Dia D’ da campanha será em 29 de novembro (sábado), quando haverá cinco locais de vacinação com funcionamento das 8h às 17h: Unidade Básica de Saúde Dr. Djalma Dantas de Gusmão (Rua Maria Zulmira Torres, s/nº – Centro); Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº – Centro); prédio da Emater-Rio (Praça Miguel Santos, s/nº – Triângulo); Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival (RJ-160, Km 8 – Santo Antônio); e Unidade Básica de Saúde Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros (Rua Azer Ribeiro, s/nº – São José).

A estimativa é de que, em todo o município, sejam imunizados cerca de 2,5 mil cães e gatos. Na zona rural, fora da área urbana dos distritos, as equipes necessitam da colaboração dos proprietários rurais. Segundo os vacinadores, é importante que os donos dos animais facilitem a campanha, prendendo os animais mais ariscos e auxiliando os técnicos na imunização.

Alunos de Euclidelândia fazem aula de campo no Rio Paraíba do Sul

Os alunos da turma 701 da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes, no bairro maravilha, em Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, visitaram São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, para estudar a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, matéria que estão estudando na escola e que engloba as bacias hidrográficas da região Sudeste.

A aula de campo, às margens do Rio Paraíba do Sul, foi ministrada no último dia 2 de outubro. “O objetivo foi conhecer o rio, seu aproveitamento econômico e os impactos ambientais que ele vem sofrendo. Essa é a aula de geografia em que acredito levar o aluno a experimentar, na prática, o conhecimento que o rodeia. Foi bom demais”, afirmou o professor Douglas Souza.

RIO PARAÍBA – O Rio Paraíba do Sul banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro. Perfaz um percurso total de 1.137 quilômetros.

Seca mata mais de 30 animais em São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte

Somente nos últimos dias, os produtores, especialmente de São Sebastião do Paraíba e de Boa Sorte, quarto e quinto distritos de Cantagalo, já perderam mais de 30 animais, entre jovens, bezerros e adultos, que morreram por falta de alimentação e água. Em São Sebastião do Paraíba, as propriedades mais distantes do Rio Paraíba do Sul, que corta a localidade, sofrem com o desaparecimento da água. Poços, antes fartos, agora não passam de buracos e terra rachada.

– O gado não tem o que comer e o produtor, a maioria descapitalizada, não tem condição de arcar com os custos de rações, que são investimentos altos. É uma das maiores catástrofes dos últimos tempos. E a gente não precisa de nenhum especialista para saber disso, é só conversar com moradores da região. Os mais velhos, com mais de 70 anos de idade, garantem nunca terem visto estiagem como esta, nem o Rio Paraíba do Sul com um nível tão baixo – explicou Rodrigo Vollú, que, além de veterinário, é secretário de Desenvolvimento Agropecuário e também preside o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Se não chover logo, e bastante, os produtores vão arcar prejuízos ainda maiores, o que causa um enorme impacto econômico, pois a grande maioria vive do leite. “A gente sente o desespero no semblante de cada um deles, e não temos como não nos emocionarmos com toda essa situação. Estamos fazendo o possível, mas a situação é bastante grave”, declarou o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT).

Produtores de Cantagalo buscam cana-de-açúcar em Conceição de Macabu para tentar salvar gado da falta de chuva

Desde quinta-feira, 16 , os produtores rurais de Cantagalo, o maior produtor de gado bovino da região, com quase 50 mil cabeças, estão recebendo 16 toneladas diárias de cana-de-açúcar, adquirida de Conceição de Macabu, para garantir parte da alimentação do gado bovino, que tem sofrido muito com a estiagem que assola boa parte do país nos últimos dez meses.

De acordo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, cada tonelada custa, em média, R$ 115, valor que está sendo custeado pelos próprios criadores. A Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e de Viação e Transportes, garante o transporte da cana-de-açúcar, que vai beneficiar pequenos produtores cadastrados em programas como o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), ou mais de 80% do total.

– Na quinta-feira (16), o primeiro dia de transporte, trouxemos apenas três toneladas, mas, agora, são 16 toneladas ao dia, pois estamos utilizando dois grandes caminhões da Prefeitura, o que não resolve, mas ajuda a minimizar os graves impactos que essa seca tem causado aos nossos produtores – disse o prefeito Saulo Gouvea (PT), que esteve reunido com os secretários Rodrigo Vollú (Desenvolvimento Agropecuário) e Alcemir Grimião (Viação e Transportes) discutindo as ações de socorro aos pecuaristas, principalmente os pequenos produtores de gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email