Com licença, mas, no último domingo, Cantagalo respirou cultura. O orgulho de cada cantagalense e de cada amigo de Cantagalo foi estampado no semblante dos que fizeram parte da grandiosa programação que marcou os tão esperados 200 anos do município. O grito estava no coração de todos que gostariam e teriam o enorme prazer de falar: “essa é a minha terra!!!” Parabéns a todos os governantes, autoridades e àqueles que, de uma forma ou de outra, permitiram e acompanharam essa jornada, registrando o bicentenário de Cantagalo, trazendo à memória a história de um passado glorioso. Parabéns a todos os homenageados que ajudam no engrandecimento da cidade!!!
Pensamento
Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos. (Euclydes da Cunha)
Gente de Expressão
Anabelle Loivos Consídera Conde Sangenis é fluminense, nascida em Cantagalo, em 25 de setembro. Licenciou-se em Letras – Português/Literatura – pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em 1994. Concluiu o mestrado em Letras, na UFF, em 1999, e o doutorado em Letras, também na UFF, em 2005. É professora adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ e membro dos conselhos Consultivo e Executivo do Projeto Interinstitucional de Extensão ‘100 Anos sem Euclides’ (UFRJ/Uerj). Coordena o Programa de Extensão ‘Caminhos da Serra Fluminense’ (UFRJ). A pesquisadora é, ainda, professora do Ciclo de Estudos Euclidianos de São José do Rio Pardo (SP). Em Cantagalo, a professora coordena o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides e orienta os trabalhos do Arquivo de Memória Amélia Tomás, do Cineclube da Cunha e da Ludoteca da Cunha, que será inaugurada em abril. Atualmente, Anabelle Loivos dedica-se a pesquisas nas áreas de Educação e Letras. Pertence a grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/Uerj). É membro do corpo de pesquisadores e sócia do ILTC. Em 2014, a professora apresentará os resultados do Programa de Extensão Caminhos da Serra Fluminense e do Projeto 100 Anos sem Euclides, em maio, no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, na UFPA, em Belém (PA). Em agosto, apresenta seu atual projeto de pesquisa euclidiano em Londres, no XII Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. Além disso, Anabelle será premiada, no próximo sábado, dia 15, no evento Identidade Cultural e Movimento Culturista, o Prêmio Litteratudo-Monteiro Lobato e Título de Delegado Cultural para o município de Cantagalo. Por tudo isso e muito mais, ela recebe, hoje, o nosso título de Gente de Expressão.
Em Alta
Não poderia deixar de registrar o lindo e tradicional ‘Parabéns pra você’ em homenagem aos 200 anos de Cantagalo, pela Orquestra Petrobras Sinfônica em praça pública. Momento único para o público que lotou a praça central da cidade.
Em Baixa
Não poderíamos deixar de citar o trânsito caótico nos centros das cidades em épocas de grandes festas, com a realização de eventos que convidam grande número de pessoas. Os transtornos são reais para os motoristas, que se irritam com a desorganização.
Em tempo
As igrejas que, costumeiramente, reúnem seus fiéis aos domingos, no último dia 9 reservaram um tempo especial para agradecer e suplicar pelas autoridades de Cantagalo, que, na gestão pública, têm a responsabilidade de administrar os recursos, de tal forma que garanta o bem-estar coletivo.
Unânime
Os elogios durante o desfile cívico e festivo envolvendo instituições e escolas da rede particular e pública foram grandes em Cantagalo. A história do município foi enaltecida na avenida, trazendo à memória as suas maiores riquezas. A criatividade reinou entre os participantes que fizeram único e esplendoroso o momento que foi reconhecido.
Especial
O Dia Internacional da Mulher foi lembrado e celebrado pela Câmara de Vereadores de Cantagalo e pelo Executivo durante solenidade pública. A presidente Renata Huguenin, ao lado do prefeito Saulo Gouvea, saudou as mulheres homenageadas e reconhecidas pelos trabalhos realizados junto à comunidade cantagalense. Parabéns!!
Juventude
A Juventude Euclidiana Cantagalense é um grupo de jovens que se reuniu em 21 de junho de 2012 com o propósito de divulgar a cultura euclidiana. O grupo já produziu um documentário, publicou um livro de poesias e, recentemente, trabalhou voluntariamente na Casa de Euclides da Cunha, entre 6 e 9 de março. Bela iniciativa!