Paulo Neto, de Trajano de Moraes, por exemplo, defende o combate ao uso de drogas
Cantada pelos 83 jovens parlamentares, a música ‘Pais e Filhos’, do compositor Renato Russo, marcou o último dia de trabalho da oitava edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj), no último dia 14 de novembro, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Nesse dia, os integrantes do projeto escolheram os três projetos de lei que vão ser encaminhados para análise do governador Luiz Fernando Pezão.
Durante a solenidade, o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), incentivou os jovens a manterem o compromisso pelo bem comum. “Daqui a alguns anos, quero muitos de vocês neste plenário, para que eu possa chamá-los de excelência. Aprendam que não adianta criticar, é preciso participar”, finalizou o presidente, parabenizado os autores dos projetos pela escolha dos temas.
Entre os projetos de lei expostos, a preocupação com saúde, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas teve destaque. Para o coordenador do PJ-Alerj, Eduardo Nunes, a proposta é que todos os jovens deputados deixem a Casa estimulados e mais atentos às necessidades coletivas. “Os projetos de lei apresentados aprimoram a cada ano. Nestes quatro dias de convívio, pudemos constatar que o PJ-Alerj é, sem dúvida, o caminho para conhecimento da cidadania e da democracia”, ressaltou Nunes, ex-parlamentar juvenil e coordenador do projeto por dois anos consecutivos.
O projeto mais votado foi o de autoria de Palloma da Costa. Parlamentar que representou Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, ela apresentou um texto que trata da prevenção e controle da diabetes e obesidade nas escolas. Palloma vive a expectativa de ter sua ideia aprovada pelo governador. “Nem consegui dormir, é uma honra ter seu projeto aprovado por esse parlamento. Acredito que o estado tem muito a ganhar com a prevenção desse tipo de problema, que se mostra crescente na nossa população”, afirmou.
Já para Paulo Neto, parlamentar juvenil de Trajano de Moraes, a aprovação do seu projeto traz consigo outros sete projetos apresentados, que tratavam do mesmo assunto. “O combate ao uso de drogas foi um tema com grande visibilidade aqui no PJ-Alerj e precisamos fazer o possível para salvar aqueles que tão prematuramente sofrem com esse tipo de problema”, disse Neto, que está participando do PJ pela terceira vez e explicou a importância dessa experiência: “aprendi a gostar e a fazer política, e para mim, isso faz parte da cidadania”.
O terceiro projeto aprovado é do deputado Lucas Azevedo, do município de Macaé, Região Norte fluminense. A iniciativa trata da redução da conta de luz para pessoas que fazem coleta seletiva e que têm renda familiar de até dois salários mínimos. “Ano que vem, teremos um grande aumento nas contas de luz, e esse será mais um incentivo para que se faça a coleta seletiva do lixo”, defendeu. Ele também falou da experiência no Parlamento. “Estou muito feliz, pois cheguei aqui sem grandes pretensões e, além de ter meu projeto entre os escolhidos, tenho certeza que saio daqui com um amigo em cada um dos municípios representados”, acrescentou.
Encerrados os trabalhos do Parlamento Juvenil 2014, os jovens deputados voltam para suas cidades com vasta experiência sobre o funcionamento da Casa. Na bagagem, novos conhecimentos e uma vivência para multiplicar em suas escolas e comunidades. “Uma verdadeira lição de vida para todos”, finalizou.