A corrida para garantir a candidatura do Parlamento Juvenil (PJ) 2016 está acirrada. Quatorze cidades já elegeram seus representantes e 78 ainda irão participar do segundo turno. Ao todo, 611 estudantes terão menos de uma semana de campanha para conquistar uma vaga na décima edição do PJ.
– São 289 escolas participando das eleições. A mobilização através das redes sociais também nos surpreendeu. Esperamos dos jovens parlamentares novas ideias e disposição para fazer a diferença – disse o deputado Wanderson Nogueira (PSol), coordenador do PJ. O número de inscritos superou ano passado, que teve 515 candidatos.
Algumas cidades, como Cabo Frio, já conhecem seus representantes. A aluna do C. E. Miguel Couto Sara Santana Santos, de 17 anos, está em seu segundo mandato e ressalta que começou a dedicar tempo para as pesquisas.
Os 13 municípios que tiveram apenas um candidato e, por isso, tem seus deputados eleitos, são: Quissamã, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cambuci, Carmo, Conceição de Macabu, Arraial do Cabo, Italva, Paraíba do Sul, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Maricá e Miguel Pereira. Apenas Aperibé, não terá representante.
O PJ é um projeto da Alerj em parceria com as secretarias de estado de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude, e que visa aproximar o jovem da política e das ações comunitárias.