Peça teatral de cantagalense é indicada a nove das dez categorias do Prêmio Zilka Sallaberry
Uma trupe mambembe formada por três amigos – Antônio Maria (Gabriel Naegele), Zé Maria (Leonam Thurler) e Maria Aparecida (Denise Peixoto) – resolve percorrer o mundo contando histórias e vivendo de arte. Este é, mais ou menos, o enredo da peça ‘Três Marias’, do cantagalense Gabriel Naegele, filho do ex-vereador Desidério Naegele Rodrigues e da professora Vânia Damascena, e que está fazendo o maior sucesso no Rio de Janeiro, recebendo altos elogios da crítica especializada. A peça já passou pelo Teatro dos Quatro, na Gávea, Zona Sul da cidade, e, agora, está em cartaz no Teatro Imperato, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em breve, será levada a Niterói, na Região Metropolitana.
Com texto leve e bem elaborado, conforme publicações da imprensa especializada, a peça, uma obra da Companhia Teatral Crias da Casa, foi destaque, semana passada, em reportagem do Vídeo Show, programa da Rede Globo de Televisão. Gabriel, autor da peça, divide a direção com a também atriz Maria Vidal e ainda assina o cenário. Além dos dois, no elenco também estão Leonam Thurler, Denise Peixoto e David Lucas. A Veja Rio, por exemplo, disse que “… um detalhe interessante revela-se na estrutura adotada. Sem coxias, o palco escancara, diante do público, momentos de troca de adereços e figurinos, para as mudanças de personagens, além da entrada e saída de cena dos atores”. “Para criar esta peça, nos inspiramos no antigo sonho de muitos artistas: o de sair pelo mundo “mambembeando””, contou a atriz Maria Vidal ao caderno Rio Show, do jornal O Globo.
Agora, a peça foi indicada para o Prêmio Zilka Sallaberry, premiação dedicada ao teatro infantil no Rio de Janeiro e de grande peso na carreira dos autores e atores. A euforia de Gabriel Naegele e equipe é enorme. E não é para menos. A peça foi indicada a nove das dez categorias: Cenário (Gabriel Naegele), Figurino (Leonam Thurler), Texto (Gabriel Naegele), Ator (Leonam Thurler), Atriz (Denise Peixoto), Música (Aline Peixoto e Denise Peixoto, com a direção musical), Direção (Gabriel Naegele e Maria Vidal), Produção (Três Marias) e Melhor Espetáculo (Três Marias). A peça só não recebeu indicação na categoria ‘Iluminação’.
O secretário de Cultura de Cantagalo, Gildomar Bard, e o assessor de Cultura, Eli Júnior, vão assistir à peça neste final de semana. Para o secretário, é um momento especial não só para Gabriel Naegele, mas para todo o município de Cantagalo, que vê mais um de seus filhos se despontar no mundo das artes.