Um pequeno e simpático auditório ali instalado funciona como espaço ideal: um local para troca de ideias e memórias com industriais, industriários e pessoas interessadas. O debate, nomeado de “Histórias da Indústria”, tem o formato parecido com programas de entrevistas. “Podemos pensar Nova Friburgo em qualquer ambiente, como o auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo. Mas aqui estamos cercados por essa atmosfera histórica e convidativa. O objetivo da Firjan, ao montar esta exposição, é olhar o passado para ajudar a pensar o futuro de Nova Friburgo”, afirma o presidente da Firjan Regional, Vicente Ribeiro.
As duas primeiras edições do “Histórias da Indústria” foram emocionantes. No último dia 16 de dezembro, Richard Inhs e Igor Quintella falaram, de forma objetiva e apaixonada, sobre os anos à frente da fábrica Arp e sobre o início da industrialização de Nova Friburgo.
A importância do segmento industrial para Nova Friburgo está no coração da sua história e a exposição, inaugurada no último dia 16, está emocionando muita gente. Atualmente, a indústria chega a ser responsável por 41% dos empregos formais do município.
Nova Friburgo é, também, o segundo município em empregos industriais no estado. Visitando a exposição, cuja organização é da Fábrica de Ideias, é impossível deixar de notar a capacidade empreendedora do povo friburguense.
A exposição ‘100 Anos da Indústria de Nova Friburgo’ acontece no segundo piso do Cadima Shopping, em uma loja próxima à escada rolante. A exposição e o bate-papo têm entrada franca e funcionam no mesmo horário do shopping.