Na Apae, o prefeito fez elogios ao vice-governador, considerando-o um cidadão friburguense, pois marca presença na cidade nos momentos mais difíceis, desde a tragédia ambiental de janeiro de 2011. Sérgio Xavier também elogiou a presidente da Apae, Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha, pelo seu amor à entidade, que tem grande credibilidade justamente devido ao seu esforço e de toda a equipe. Falando do valor recebido, o prefeito afirmou: “eu tenho certeza que esse dinheiro será bem empregado”.
O vice-governador disse conhecer a luta e o trabalho de Dorinha há muito tempo. Esteve com ela várias vezes nos 35 dias em que esteve em Nova Friburgo depois de janeiro de 2011. Afirmou que era ela que lhe dava forças para enfrentar as dificuldades e ela não desanimava no trabalho em prol da crianças da Apae.
Pezão aproveitou para anunciar obras, como o início de 11 pontes na região, que já haviam sido licitadas três vezes, sem que tivessem aparecido interessados, demonstrando o nível de dificuldades nesse trabalho. Ao final da solenidade, Pezão mostrou a camisa que ganhou com a impressão “Somos Apaexonados por Nova Friburgo”.
Na exposição do centenário da indústria friburguense, Pezão, Sérgio Xavier e comitiva foram recebidos pelos integrantes da Firjan Regional, cabendo a Antônio Carlos Cordeiro o primeiro discurso. Ele lembrou que as indústrias foram seriamente atingidas e agradeceu ao vice-governador pelo muito que foi feito por Nova Friburgo em geral, havendo ainda a necessidade do resgate da autoestima do friburguense. Também discursaram Olney Botelho e Vicente Bastos Ribeiro, ambos com agradecimentos à atuação de Pezão na cidade no pós-tragédia.
O prefeito iniciou seu pronunciamento tecendo elogios à ação do subsecretário estadual de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, responsável pelas ações do Governo do Estado em Nova Friburgo e região. Sérgio Xavier também se referiu às presenças constantes na cidade do governador Sérgio Cabral e de Pezão, além da cordialidade com que tem sido recebido também no Rio de Janeiro.
O vice-governador Luiz Fernando Pezão agradeceu as homenagens prestadas a ele, tendo inclusive recebido uma placa, e disse que foi um animador nos momentos difíceis, com total apoio de Sérgio Cabral. Elogiou as forças armadas pela atuação no pós-tragédia, bem como bombeiros, empresários e comunidade. Afirmou que foi uma das maiores mobilizações mundiais em tragédias e, em função disso, agora o Brasil monta uma estrutura capaz de atender a fenômenos naturais, inclusive com a compra de satélites, o que é um processo demorado.
Pezão comentou também sua indignação com certas reportagens após a tragédia, que diziam que as autoridades não estavam fazendo nada, quando foi retirada toda a lama e desenterrados corpos.
No entanto, mostrava-se feliz com a homenagem recebida, o que só faz aumentar seu empenho em prol de Nova Friburgo. O vice-governador enalteceu o trabalho de sua equipe e terminou afirmando que “hoje, vocês me lavaram a alma e eu vou continuar a defender Nova Friburgo e a Região Serrana”. Ele anunciou a liberação de recursos para construção de sete pontes na cidade, além da entrega, em dezembro, do Hospital de Oncologia.