O deputado estadual Christino Áureo (PSD) recebeu, em seu gabinete, os vereadores de Cantagalo Zé da Uta (PSL) e Manoela do Paraíba (PHS), que estavam acompanhados pelo presidente do Sindicato Rural de Cantagalo, Elson de Souza Pereira.
Segundo Zé da Uta, vários assuntos foram tratados de interesse do produtor rural. A telefonia celular foi um deles, já que uma lei de autoria de Christino Áureo foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recentemente, e poderá beneficiar os distritos de Cantagalo. “Nós solicitamos que a telefonia rural seja implantada em São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte, respectivos quarto e quinto distritos de Cantagalo, que ainda não têm telefonia rural”, garantiu Zé da Uta.
Outro assunto importante para os produtores rurais foi a questão da construção de poços artesianos. “Nós pedimos para construir poços artesianos para as comunidades de Portozil, Homero Ecard, Ligante, Paraíba e Boa Sorte”, solicitou o vereador Zé da Uta à Secretaria de Estado de Agricultura.
– Estivemos em 25 de fevereiro com o amigo e parceiro deputado Christino Áureo para tratarmos de assuntos de grande importância para o nosso município, tais como a estiagem, telefonia rural, dentre outras. Obrigado, deputado, pela atenção dispensada e vamos juntos à luta – afirmou Zé da Uta através das redes sociais.
O presidente do Sindicato Rural de Cantagalo, Elson de Souza Pereira, aproveitou o encontro para entregar ao deputado um ofício solicitando a inclusão do município de Cantagalo em programas para minimizar os efeitos da estiagem que atinge o estado. “Os recursos necessários ao nosso município seriam relacionadas à manutenção de açudes e poços, recuperação das estradas na propriedade e outras alternativas para amenizar os impactos em prol do produtor. Essas iniciativas serão de grande ajuda para enfrentarmos este momento difícil”, justificou Elson de Souza Pereira.
Agricultura familiar recebe atenção especial em Cordeiro
Uma das prioridades da Secretaria de Agricultura de Cordeiro, comandada pelo engenheiro agrônomo Lauro Conde, é promover ações que se convertam em benefício de pequenos e médios produtores agrícolas do município. Para isso, os trabalhos contam com auxílio de equipamentos viabilizados através do PAC-2 (Plano de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pelo Governo Federal.
Em atendimento às determinações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria de Agricultura de Cordeiro realiza, periodicamente, relatórios detalhados contendo o planejamento e as ações realizadas com a assistência das máquinas doadas pela União. No caso de Cordeiro, foram repassados à administração municipal um caminhão basculante Atron 2729K/36; uma motoniveladora (patrol); um trator agrícola New Holland TL-85; e uma retroescavadeira Randon RD-406.
Recentemente, Lauro Conde distribuiu o relatório aos órgãos de imprensa confirmando que os serviços se destinam a atender, prioritariamente, o setor de agricultura familiar. Segundo ele, o relatório diz respeito aos serviços executados nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015. “Distribuímos as tarefas aos nossos servidores que desenvolveram ações como construção e limpeza de açudes, abertura e recapeamento de estradas, capina e poda, limpeza de bueiros, preparo de solo para o plantio, aplicação de calcário e ensilagem, entre outros serviços ofertados ao homem do campo”, enumerou o secretário.
O relatório aponta que o caminhão basculante realizou serviços de transporte de pedra e saibro. Já com a motoniveladora foram viabilizados trabalhos de terraplanagem, ensaibramento e aberturas de estradas para atender produtores e moradores da zona rural e urbana. No mesmo período, o trator agrícola atuou no preparo do solo, aração e gradeação de terras. A retroescavadeira foi utilizada na abertura e limpeza de estradas e poços e assentamento de manilhas.
Dentre as localidades e propriedades rurais e urbanas contempladas com os serviços da Secretaria de Agricultura estão Corumbá, Alto do Dourado, Douradinho, Pena, Fazenda da Torre, Banana Prata, Rodolfo Gonçalves, Rua do House Hotel, Estrada do Ribeirão, Sítio Santo Antônio, Pirazzo, Parimá, Sítio São Francisco, Buju, Ponte do Cassiano, Constantino e Fazenda Piedade, entre outras.
Para Lauro Conde, o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) tem sido um entusiasmado incentivador das ações voltadas aos pequenos e médios ruralistas. “Ele compreende perfeitamente a necessidade de estimular a evolução da agricultura familiar”, observou.
Projeto para o Rio Macuco é apresentado aos técnicos da Cedae
Os dois últimos anos ficarão marcados na história do país pela estiagem em todos os estados brasileiros. Cientes dos reflexos na vida da população em médio e longo prazos, em virtude da crise no abastecimento de água, autoridades do setor têm perdido o sono e mobilizado esforços em campanhas de conscientização sobre a necessidade da adoção de novos hábitos para evitar o racionamento.
Esses e outros pontos importantes foram abordados de forma esclarecedora pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Cordeiro, o engenheiro agrônomo Lauro Nardoto Conde, no último dia 24 de fevereiro, durante o programa ‘Espaço Aberto’, da Rádio 94 FM.
Defensor da utilização consciente dos recursos hídricos na cidade e no campo, Lauro Conde escreveu recentemente um artigo que será publicado numa revista especializada do Espírito Santo. O agrônomo relatou experiências e detalhou projetos que se converteram em ações de proteção às nascentes, no plantio de espécies nativas para o reflorestamento e outros serviços em defesa do meio ambiente.
Segundo ele, a situação das águas na atualidade nos convida a refletir sobre a importância de cada um no trato desse recurso natural. No que tange às ações realizadas em Cordeiro, Lauro Conde citou a construção de reservatórios de água (poços de acumulação); limpeza e reforma de açudes; e abertura de estradas internas nas propriedades para facilitar o acesso às fontes de água.
Recentemente, em encontro realizado no Rio de Janeiro com dirigentes da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) e o secretário Lauro Conde apresentaram um projeto arrojado para o Rio Macuco, principal curso d’água do município. Segundo Conde, os profissionais da entidade ficaram empolgados e se mostraram dispostos a manter uma parceria que funcione como forma de preservação e proteção das águas. “Estou otimista de que, nos próximos encontros, tenhamos novidades”, declarou Conde, acrescentando que a empresa estatal retira aproximadamente 150 litros de água por segundo do rio para tratar e abastecer as casas.
Reforçando a tese de que todos podem ser multiplicadores de ações de proteção às nascentes e margens do Rio Macuco e de recuperação do solo, Lauro Conde disse estar aberto a novas ideias e confirma parceria voltada ao reflorestamento em áreas importantes de Cordeiro.
Christino e Faerj solicitam ações de segurança pública em áreas rurais
A melhoria na segurança pública do interior fluminense foi a principal pauta do encontro promovido no dia 23 de fevereiro pela Federação de Agricultura do Estado (Faerj) e pelo gabinete do deputado estadual Christino Áureo (PSD). O evento, que aconteceu na sede da federação, no Centro do Rio, contou com a presença de representantes das polícias Civil e Militar e de presidentes de sindicatos rurais. Segundo o deputado, o aumento do número de ocorrências criminais em propriedades rurais motivou a convocação da reunião.
– Há muito tempo estamos levando as demandas da população ao conhecimento da Secretaria de Estado de Segurança Pública, mas resolvemos realizar esse encontro para que os produtores rurais narrassem às mudanças que ocorrem no interior. A chegada do tráfico se soma ao latrocínio e outros crimes. Solicitamos uma estratégia contínua de ação para coibir essas práticas – afirmou o deputado, que também destacou a importância de melhorar as estruturas dos Destacamentos de Policiamento Ostensivos (DPOs) em áreas rurais.
– Nos dispusemos a buscar parcerias com as prefeituras, como a realizada em Niterói, onde a Guarda Municipal atuaria nos destacamentos na parte administrativa e os policiais ficariam com mais tempo para realizar diligências. Estamos solicitando ainda o aumento do efetivo, com o retorno dos policiais do interior aos seus municípios de origem. Esse pedido já foi acatado pelo comandante Geral da Polícia Militar, coronel Pinheiro Neto, que aguarda a entrada de novos policiais na corporação – complementou Áureo.
Presente ao encontro no Rio de Janeiro, o representante da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha, destacou a expectativa da instituição em se tornar referência na estratégia de policiamento de proximidade até 2018.
– É importante dizer que a mobilização comunitária é fundamental, pois os indicadores de metas não preveem alguns tipos de crimes como o furto de máquinas agrícolas e animais, por isso recomendamos que a polícia vá ao encontro da população para ouvir o que mais aflige a cada comunidade. Um olhar distintivo para essas questões fará com que melhoremos os serviços da polícia na área rural – avaliou o tenente-coronel.
Para o coronel Rocha, o fortalecimento ou implantação dos conselhos de segurança nos municípios é fundamental.
Já o representante da Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque, acrescentou que o Rio de Janeiro é o estado que tem o maior número de delegacias, 77 ao todo, mas o efetivo de 10 mil policiais ainda não é o adequado.
A importância do segmento rural para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro foi levantada pelo presidente da Faerj, Rodolfo Tavares. “Temos a consciência de todo o trabalho que oferecemos para esse país e não podemos permitir o esquecimento da área rural”, afirmou.
Já a presidente do Sindicato Rural de Macaé, Eva Bichara Benjamim, acredita que a reunião marcou o início de um trabalho. O evento contou com a presença, ainda, da presidente da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Stella Romanos, e do representante do Departamento Geral da Polícia do Interior, Renato Chermicaro.
Emater intensifica encontro com produtores rurais
A agência da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) em Trajano de Moraes tem realizado reuniões com centenas de produtores rurais em todo município com o objetivo de explicar e aderir participações nas escolhas das práticas apoiadas pelo Programa Rio Rural.
No dia 26 de fevereiro, a extensionista Renata Heiser foi quem comandou uma reunião com moradores da região de Lagoinha, área do segundo distrito, Visconde de Imbé.
Através de conversa com os participantes, foram selecionados grupos de interesse e instalado o Comitê Gestor de Microbacias (Cogem). A partir de agora, estão sendo coletados nomes e documentos dos interessados e separadas as práticas escolhidas para cada produtor participante.
Desde o início de fevereiro, o município de Trajano de Moraes tem recebido auxílio do Governo de Estado, através de uma parceria assinada pelo prefeito Carlinhos Gomes (PSDB). Com os benefícios do Rio Rural, centenas de produtores receberão incentivos, como recursos financeiros e apoios de máquinas e equipamentos, perfuração de poços artesianos, incentivos em proteção de nascentes, construção de açudes, restauração de mata ciliar, entre outros.
Segundo o prefeito Carlinhos Gomes, o objetivo é preparar os produtores para as futuras secas e com total apoio dado pelo Governo do Estado, Prefeitura e Emater-Rio, ficará mais fácil. “Quando assinei o termo de adesão ao Rio Rural Emergencial sabia que seria muito útil aos nossos amigos produtores rurais”, analisou o prefeito.
Vale ressaltar as ações dos desenvolvidas pelos funcionários da Emater-Rio em Trajano de Moraes: José de Castro (desenvolve trabalhos de esclarecimentos e adesão em Serra das Almas e Visconde de Imbé); Jorge Gil (em Alto de Macabu); Roberto Lage Júnior (no Baixo Macabu) e Renata Heiser (na Lagoinha e imediações).