Será realizada, pela Polícia Civil, uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte de um homem detido na 151º Delegacia de Polícia de Nova Friburgo. O caso aconteceu no dia 15 de agosto. Rômulo de Araújo Buty, de 28 anos, foi encontrado morto no interior de uma das delas da delegacia e as causas da morte ainda estão sendo investigadas.
Em nota, o Ministério Público informou que irá acompanhar a tramitação deste inquérito e pedirá diligências ou ouvirá testemunhas, se julgar necessário, para a apuração dos fatos. Já a Polícia Civil informou à imprensa que, segundo o delegado Robson Pizzo, o “caso corre sob sigilo”. Esta é a segunda morte dentro da delegacia de Nova Friburgo.
MORTE EM PRESÍDIO: Dia 22 de fevereiro de 2013, Joel Basílio tinha sido preso após atrasar o pagamento de pensão alimentícia dos três filhos que teve com sua ex-mulher.
Segundo a Justiça, a dívida era de R$ 2.257,70. No dia 24 do mesmo mês, Joel foi preso e levado para o Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo. De acordo com os policiais, ele apresentava comportamento muito agressivo e, após ser medicado e liberado, o detido foi encontrado morto dentro da cela da delegacia.
Na época, esta tinha sido a primeira morte registrada numa Delegacia Legal. O inquérito foi instaurado pela 151ª DP, mas o MP requereu o encaminhamento das investigações à Corregedoria Regional de Polícia.
Mês passado, a corregedoria informou que as investigações estão em andamento e a delega já recebeu os resultados dos exames complementares, que estão sendo analisados. Além disso, testemunhas foram ouvidas e outras intimadas a depor.